‘A Copa será aqui’, afirma Paim sobre notícias de substituição do Brasil



VEJA MAIS

Ao comentar a notícia de que a Inglaterra teria se candidatado à sede da Copa de 2014, substituindo o Brasil devido às recentes manifestações no país, o senador Paulo Paim (PT-RS) protestou em Plenário, afirmando que "isso não acontecerá".

– Nós faremos a Copa aqui. Ou a Fifa vai nos devolver os R$ 30 bilhões de investimentos na Copa? – questionou, acrescentando que "os estádios estão prontos".

Paim lembrou que a Fifa "impôs a qualidade dos estádios [que sediarão os jogos] e impôs a liberação das bebidas alcoólicas [durante os jogos]", além de fazer uma série de restrições à meia-entrada.

– Agora, Fifa, não venha com um discurso fácil contra um ato democrático e legítimo da juventude brasileira – criticou.

O senador, que defende os manifestantes, ressaltou que eles querem mais investimentos em saúde, educação e transporte, entre outras demandas.

– É legítimo [o movimento] e nós resolveremos a questão aqui dentro. Não precisa vir a Inglaterra dizer que a Copa será lá, porque no Brasil a democracia é plena – declarou.

Paim disse ainda que a postura da Inglaterra foi "deselegante" em um momento no qual o Brasil, em meio às manifestações, discute mais avanços democráticos.

– A Copa será aqui – reiterou.

Momento mágico

Em análise sobre as manifestações, Paim afirmou que "estamos vivendo um momento mágico, um momento positivo. Essa juventude apontou o caminho para nós, de muito mais anos e cabelos brancos". Paim disse que os manifestantes protestam contra "uma política que não é clara, que não é transparente, na qual não se sabe como cada parlamentar vota" -  referindo-se àquelas votações do Congresso que são secretas.

– Essa juventude está a nos dizer que os tempos mudaram! E que eles estão aqui para ajudar uma democracia com justiça e liberdade – ressaltou.



21/06/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Veja aqui reportagem especial multimídia sobre preparativos para Copa 2014

“Faremos aqui uma trincheira de resistência”, diz Paim sobre papel da CDH na defesa dos direitos dos trabalhadores

Preocupado com notícias sobre a gripe suína, Paim quer audiência pública com ministro da Saúde na CAS

"Queremos que haja uma oferta de médicos brasileiros formados aqui", afirma Dilma

Melhor mobilidade urbana será um dos legados da Copa, afirma Ministério do Esporte

Reforma da previdência só será aprovada no Senado com emendas, afirma Paim