A partir de 1º de janeiro, a Usina Candiota III começa a operar no município de Candiota, no RS



A usina Candiota III recebeu a licença de operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e com isso, deve começar a operar comercialmente em 1º de janeiro de 2011, no município de Candiota (RS). 

A usina, avaliada em R$ 1,3 bilhão, é considerada a maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na região Sul. O empreendimento da Eletrobras tem capacidade instalada de 350 MW, dos quais 292 MW foram comercializados em um leilão da Aneel em dezembro de 2005. 

A usina, que tem capacidade de abastecer uma população de um milhão de pessoas, é o primeiro grande negócio entre os governos do Brasil e da China, representada pelo conglomerado Citic e pelo China Development Bank (CDB).

Durante a construção, chegaram a trabalhar 4.600 operários na obra. Na operação e manutenção da usina, são empregadas 176 pessoas da Eletrobras CGTEE. 

Segundo a Eletrobras, toda a equipe de operação já está exercendo atividades de acompanhamento do comissionamento,  (testes de geração e transmissão de energia), integrada à equipe chinesa responsável pela etapa. 

Haverá ainda outros 74 postos de trabalho terceirizados complementares (vigilância, limpeza, montagem e desmontagem de andaimes, isolamento térmico etc.), totalizando 250 empregos fixos. A licença foi concedida pelo Ibama na quinta-feira (29)


Fonte:
Eletrobras



30/12/2010 11:34


Artigos Relacionados


Usina de Candiota terá sua capacidade de geração ampliada

Emenda da oposição no orçamento, poderá inviabilizar Usina Candiota III

Usina de Candiota pauta reunião da bancada federal gaúcha

Comissão de Finanças vai a Candiota

Comissão de Finanças vai a Candiota

Lara busca conclusão de Candiota III e Seival