A portas fechadas, parlamentares brasileiros discutem relação bilateral com chanceler paraguaio
A portas fechadas, logo após o encerramento da 16ª sessão do Parlamento do Mercosul, em Montevidéu, o ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Alejandro Hamed Franco, e dois parlamentares brasileiros - o senador Aloizio Mercadante (PT-SP), presidente da Representação Brasileira no Parlamento, e o deputado Dr. Rosinha (PT-PR), vice-presidente do órgão - debateram os temas mais sensíveis das atuais tensas relações entre os dois países.
Estiveram em pauta, por pouco mais de meia hora, assuntos como a situação dos chamados brasiguaios (brasileiros que vivem no Paraguai e temem perder suas terras), as reivindicações paraguaias de maiores benefícios pela cessão de sua parte da energia da hidrelétrica de Itaipu, o estabelecimento do critério de representatividade para definir o tamanho das bancadas de cada país no Parlamento do Mercosul e a instituição de organismos supranacionais, como um tribunal de justiça com decisões vinculantes em todo o bloco.
- Ele mais ouviu do que se comprometeu - disse ao final do encontro Mercadante, que considerou "positivo" o pronunciamento feito minutos antes pelo ministro diante do Parlamento do Mercosul.
O estabelecimento de um Tribunal de Justiça do bloco, adiantou o senador, deverá ser debatido em uma audiência pública do Parlamento, provavelmente em maio, com a presença de presidentes dos supremos tribunais dos países do Mercosul.
Antes disso, porém, como informou, deverá se buscar um entendimento a respeito da questão do número de cadeiras que serão garantidas a cada país no Parlamento do Mercosul a partir de 2011, quando todos os parlamentares já deverão ter sido escolhidos pelo voto direto. Argentina, Brasil e Uruguai já firmaram um entendimento a respeito do tema, como relatou Mercadante ao ministro paraguaio. E falta apenas a decisão do Paraguai.
Para tratar desse tema, Mercadante e Rosinha deverão viajar a Assunção alguns dias antes da realização da próxima sessão do Parlamento do Mercosul, que acontecerá pela primeira vez na capital do Paraguai, nos dias 27 e 28 de abril.
17/03/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
CPI do Cachoeira começa reunião a portas fechadas
CPI inicia mais uma reunião a portas fechadas
Proporcionalidade em 2011 pode exigir mudança no protocolo, alerta chanceler paraguaio
Comissão ouve autoridades do Sistema Nacional de Inteligência a portas fechadas
Chanceler do Reino Unido chega ao Brasil para tratar de cooperação bilateral
São Paulo e EUA criam relação bilateral para diversas áreas