'A saúde brasileira vai mal', diz Mozarildo Cavalcanti




Em seu discurso no plenário do Senado nesta sexta-feira (26), o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) mostrou preocupação com a situação da saúde no Brasil. Em seu argumento para mostrar que há descaso na Saúde brasileira, Mozarildo citou matérias dos jornais Folha de S. Paulo, O Globo e Folha de Boa Vista, referindo-se ainda sobre um estudo feito pela Consultoria Legislativa do Senado.

- Qualquer cidadão, desde o mais simples até o mais letrado, percebe que a saúde vai mal. Não é preciso ser médico ou ser de qualquer área da saúde - disse.

Ainda de acordo com o petebista, apenas os que têm condição de pagar por um plano de saúde conseguem obter atendimento adequado no país.

- Aqueles que têm recursos, têm um bom plano de saúde. Mas a grande maioria da população é composta de pessoas que não podem pagar uma consulta, que não podem pagar sequer pelo remédio - declarou.

Segundo o parlamentar, o problema se agrava nas regiões mais distantes dos grandes centros. Conforme estudo do IBGE, citado por Mozarildo, 40% dos profissionais de saúde atuam nas capitais dos estados.

- Por que há essa má distribuição? Porque o profissional é mal remunerado, porque não há uma política de saúde que priorize o profissional para ir trabalhar num hospital do interior, onde não existem os equipamentos sequer para ele trabalhar - alertou.

Para o senador, a principal causa do problema é a corrupção na gestão pública da saúde. Ele lembrou que existe um projeto de sua autoria tramitando no Senado que trata do aumento da pena para aqueles que praticam a corrupção nas áreas de saúde e educação.

Na opinião de Mozarildo, a solução os problemas passa por uma ampla reforma no setor.

- A grande reforma que devia ser prioritária no governo Dilma devia ser a reforma da saúde no Brasil. De maneira ampla, começando pela formação dos profissionais, passando pelo bom equipamento dos postos de saúde, dos centros de saúde, dos hospitais - defendeu.



26/11/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo Cavalcanti lamenta descaso com saúde no Brasil

Mozarildo Cavalcanti lamenta situação da saúde indígena em Roraima

Mozarildo Cavalcanti elogia novas regras para planos de saúde

Mozarildo Cavalcanti pede mutirão para ‘salvar’ a saúde pública

Mozarildo Cavalcanti registra paralisação dos médicos do SUS e pede mais apoio para a saúde

Mozarildo diz que CPMF não melhorou a saúde brasileira