Mozarildo Cavalcanti lamenta descaso com saúde no Brasil



Em pronunciamento nesta segunda-feira (4), o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) lamentou a situação do setor de saúde no Brasil, seja nas pequenas cidades do interior ou nas grandes capitais.

- De Norte a Sul, e de Leste a Oeste, a situação da saúde é a mesma: fila nos postos, centros de saúde e hospitais; pacientes internados nos corredores; e pessoas sendo obrigadas a comprar medicamentos e material para uso em cirurgia, para que seus parentes possam ser atendidos na rede pública – disse o senador.

Mozarildo Cavalcanti assinalou que mesmo para aqueles que pagam plano de saúde a situação não é muito diferente. Ele lembrou que há casos de pessoas que pagam plano de saúde e são mal atendidas, submetem-se a situações precárias e, muitas vezes, morrem porque falta equipamento ou material.

Para Mozarildo Cavalcanti, é preciso que o Ministério Público “entre com força nessa questão”, e que os Tribunais de Contas dos Estados e da União, a Controladoria Geral da União (CGU) e o Ministério da Saúde façam uma “fiscalização severa” dos recursos da saúde.

- É a mesma coisa que querer fazer uma transfusão de sangue e não estancar primeiro a hemorragia. Não adianta nada botar sangue, se está saindo sangue pelo outro lado. Então, na saúde, de fato, pode faltar dinheiro. Mas na saúde se rouba muito neste país, o que é um crime hediondo – afirmou.

Em 2012, disse Mozarildo Cavalcanti, é importante que o eleitor procure antes saber o que os candidatos à reeleição a prefeito fizeram na administração de seus municípios no que se refere à saúde. Não basta o candidato apresentar um bonito esquema de propaganda, com efeitos visuais na tevê, ou bonitas falas no rádio ou palanques, prometendo o céu, “se depois vamos viver alguma coisa próxima do inferno ou purgatório”, afirmou.

- Se o fulano nunca foi prefeito, vamos ver se ele tem capacidade de fato de encontrar mecanismos e de ter disposição. E não usar o dinheiro que foi destinado para a saúde constitucionalmente, por exemplo, para asfaltar uma rua na frente do hospital ou uma estrada que dá acesso ao hospital – alertou.

Em aparte, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) disse que é incompreensível o descaso do governo federal com a saúde pública no país.



04/06/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo Cavalcanti lamenta situação da saúde indígena em Roraima

Mozarildo Cavalcanti lamenta corrupção em Roraima

Mozarildo Cavalcanti lamenta situação fiscal de Roraima

Mozarildo Cavalcanti lamenta denúncias de corrupção em Roraima

Mozarildo Cavalcanti lamenta abandono de fronteiras na Amazônia

'A saúde brasileira vai mal', diz Mozarildo Cavalcanti