Mozarildo Cavalcanti lamenta situação da saúde indígena em Roraima




Em discurso no Plenário nesta quarta-feira (8), o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) criticou a qualidade do serviço de atendimento à saúde dos índios no estado de Roraima. Segundo o senador, a reclamação de que falta dinheiro para a saúde é recorrente. Para Mozarildo, porém, o que falta é seriedade na aplicação dos recursos e estabelecimento correto de prioridades. O que vem ocorrendo no estado seria um exemplo da falta de qualidade na gestão dos recursos de saúde.

O parlamentar contou que, em Roraima, os atendimentos de saúde para os índios ianomâmis são realizados exclusivamente por avião. Segundo o senador, há irregularidades nesses vôos e na distribuição de medicamentos e têm havido conflitos entre os índios e aqueles que fazem o trabalho de distribuição, de modo que ele está suspenso no momento.

De acordo com o senador, quando a Fundação Nacional do Índio (Funai) era a responsável pelo atendimento indígena, houve uma série de denúncias sobre desvio de recursos. Quando a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) assumiu esse atendimento, os problemas continuaram. Mozarildo Cavalcanti afirmou que, só no ano passado, a Controladoria Geral da União (CGU) registrou desvios da ordem de R$ 500 milhões na Funasa.

- Tenho feito várias denúncias sobre a situação da saúde não só como senador, mas como cidadão e como médico - afirmou.

O senador ainda anunciou que vai enviar ofício ao Ministério da Saúde, à Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e ao Ministério Público Federal falando da situação da saúde dos índios em Roraima. Mozarildo afirmou que a situação é grave, pois envolve questão humanitária e uso de recursos públicos.



08/06/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo Cavalcanti lamenta situação fiscal de Roraima

Mozarildo Cavalcanti denuncia estupros praticados por membros do Conselho Indígena de Roraima

Mozarildo Cavalcanti lamenta corrupção em Roraima

Mozarildo Cavalcanti lamenta denúncias de corrupção em Roraima

Mozarildo lamenta situação de ‘desgoverno’ de Roraima

Mozarildo Cavalcanti lamenta descaso com saúde no Brasil