A tempestade que se abateu sobre a economia dos Estados Unidos




- A tempestade que se abateu sobre a economia dos Estados Unidos começa a assombrar o Brasil. Os efeitos produzidos pela crise de confiança na solidez de grandes corporações norte-americanas devem dificultar ainda mais o fechamento de contas externas brasileiras, na avaliação de especialistas ouvidos por "Zero Hora".

O potencial de problemas se amplia pelo fato de um terço das exportações se destinar ao mercado dos EUA. Uma das poucas vantagens brasileiras na crise é a desvalorização do dólar diante do euro, o que torna mais baratos para a Europa os produtos Made in Brazil. (pág. 24 e 25)

- Com 7,1 pontos percentuais de vantagem sobre o ex-prefeito de Porto Alegre Tarso Genro (PT), o ex-governador Antônio Britto (PPS) lidera a mais recente pesquisa do Centro de Estudos e Pesquisas em Administração (Cepa) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

No levantamento anterior, feito entre os dias 11 e 12 de junho, Tarso Genro estava à frente de Britto com 3,7 pontos percentuais. Agora, o candidato do PPS tem 38,8%, e o petista, 31,7%.

Todos os demais candidatos têm entre 0,1% e 6%. Na simulação para o segundo turno, Britto venceria Tarso por uma diferença de 6,5 pontos percentuais. (pág. 10)

- Mesmo que os candidatos desdenhem as pesquisas, cada levantamento é esperado com temor e ansiedade. O primeiro lugar de Antônio Britto nas simulações de primeiro e segundo turno da pesquisa do Cepa-UFRGS atesta que ele é o único beneficiado com a estratégia da oposição de concentrar os ataques no candidato do PT, Tarso Genro.

Bater em Tarso e no governo de Olívio Dutra é o esporte preferido do próprio Britto, de Celso Bernardi, Germano Rigotto, José Fortunati e Aroldo Medina. Resultado: a polarização que enfraquece as candidaturas do PPB, do PMDB e do PDT.

O candidato do PL é um franco-atirador que sequer tem a obrigação de ajudar a eleger a bancada na Câmara e na Assembléia e se dedica com exclusividade a fustigar o governo, especialmente na área mais sensível, a da segurança pública. (pág. 13)


Topo da página



07/21/2002


Artigos Relacionados


Mantega diz que impasse sobre dívida dos Estados Unidos é “insensatez”

Brasil pedirá análise da OMC sobre nova lei agrícola dos Estados Unidos

Senadores participam nos Estados Unidos de conferência sobre investimentos em saúde

Eduardo quer ouvir Sardenberg sobre acordo com os Estados Unidos

Plenário aprova acordo com os Estados Unidos sobre concorrência comercial

Brasil vence ação contra Estados Unidos sobre suco de laranja