Eduardo quer ouvir Sardenberg sobre acordo com os Estados Unidos
Eduardo Siqueira Campos enfatizou que o acordo proíbe, de maneira draconiana, qualquer transferência de tecnologia em favor do Brasil, além de prever cláusulas sobre a cessão de áreas para o lançamento de foguetes norte-americanos que as transformam em verdadeiros "enclaves" estrangeiros em território nacional.
Para o senador, o Brasil não está sabendo negociar a vantagem comparativa da Base de Alcântara que, por estar na linha do Equador, economiza 30% da energia de propulsão necessária ao lançamento de foguetes.
- Considerando o grande número de países interessados em lançamentos espaciais, não me parece oportuno comprometer-se, preferencialmente, com os Estados Unidos nos termos de um acordo leonino como este - protestou.
Em apartes, os senadores Ney Suassuna (PMDB-PB), Edison Lobão (PFL-MA) e José Alencar (PMDB-MG), presidente da Comissão de Infra-Estrutura, concordaram com a necessidade urgente de convocar o ministro Ronaldo Sardenberg para dar explicações aos senadores no âmbito da Comissão. "Como o assunto é muito técnico, seria bom organizar, também, audiências públicas com especialistas de vários órgãos científicos", sugeriu Alencar.
02/05/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Hélio Costa quer que José Alencar exponha termos de acordo entre Brasil e Estados Unidos
Plenário aprova acordo com os Estados Unidos sobre concorrência comercial
Inácio Arruda critica acordo da Colômbia com Estados Unidos sobre bases militares
Eduardo reivindica ação na OMC contra os Estados Unidos
Francisco Dornelles critica acordo tributário com Estados Unidos
Hélio Costa quer ouvir ministro da Defesa sobre acordo para uso comercial da Base de Alcântara