ABDIAS DEFENDE CHEFE DE GABINETE DE DARCY RIBEIRO



O senador Abdias Nascimento (PDT-RJ) repeliu hoje (6) "as ameaças e tentativas de desmoralização" que estão sendo feitas contra Theresa Martha de Sá Teixeira, sua chefe de gabinete no Senado. Ele explicou que a imprensa vem publicando "fatos distorcidos e mentirosos", onde se insinua comportamento indigno e irregular da funcionária em relação à conta bancária do falecido senador Darcy Ribeiro, junto a quem, conforme disse, Thereza também exerceu, por seis anos, a função de chefe de gabinete.

Ele explicou que Darcy Ribeiro havia elaborado, no dia 6 de fevereiro, juntamente com assessor de sua confiança, documento, por ele devidamente assinado, autorizando Theresa a providenciar o saque total do dinheiro depositado em sua conta-corrente no Banco do Brasil.

Abdias Nascimento afirmou que, ao enfatizarem o fato de Theresa ter sacado o cheque no dia da morte de Darcy Ribeiro, seus caluniadores estão "claramente sofismando". O senador disse que no documento em que Darcyautorizava o saque ficou estabelecido que isso seria realizado com ele aindaem vida - como de fato ocorreu -, e não post-mortem, como, assinalou, alguns querem entender.

Darcy Ribeiro prescreveu o sigilo sobre a identidade do destinatário do dinheiro porque "teve uma razão muito forte para assim proceder, e não cabe a ninguém contrariar sua vontade", assinalou Abdias Nascimento.

- O que deve ficar claro é que o ato do saque foi absolutamente legal, sem qualquer subterfúgio, totalmente transparente, autorizado em documento escrito e assinado pelo próprio Darcy Ribeiro. A atitude de sua chefe de gabinete, não revelando a destinação do dinheiro, mesmo sob as pressões e ameaças que vem sofrendo, é mais uma demonstração de sua lealdade a ele, que se mantém, após sua morte, da mesma forma como se dera em vida - afirmou.



06/08/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


ABDIAS NASCIMENTO LEMBRA UM ANO SEM DARCY RIBEIRO

ABDIAS REVELA CARTAS TROCADAS ENTRE BETINHO E DARCY RIBEIRO

Ex-chefe de gabinete de Perillo fica em silêncio na CPI

CPI ouve radialista e ex-chefe de gabinete de Marconi Perillo

CGU apura denúncia de enriquecimento ilícito de ex-chefe de gabinete dos Transportes

Ex-chefe de gabinete de Agnelo autoriza quebra de seus sigilos