ABDIAS NASCIMENTO LEMBRA UM ANO SEM DARCY RIBEIRO



O Senado realizou hoje (dia 4) sessão em memória do ex-senador Darcy Ribeiro. O senador Abdias Nascimento (PDT-RJ),que ocupa a vaga deixada por Darcy, recordou a trajetória do "intelectual, político, educador e humanista", desde a sua formação em Minas Gerais, "impregnada das influências européias, africanas e indígenas", até a atividade como senador, com destaque para a elaboração da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e da lei de doação de órgãos.

- Eleito para o Senado, Darcy não permitiu que a doença o impedisse de lutar pelos valores em que sempre acreditou. Sua maior satisfação nesta Casa foi ver aprovada a nova LDB, fruto de mais de dois anos de trabalho árduo. Igualmente emocionante foi a aprovação da lei de doação de órgãos, da qual foi co-autor e responsável pela principal inovação - a chamada doação presumida.

Abdias Nascimento ressaltou a colaboração de Darcy nos governos Juscelino Kubitschek e João Goulart. Para ele, começava então a principal luta de Darcy, "definida no ideal do educador Anísio Teixeira de uma escola pública democrática, destinada a abrir uma porta para que o povo brasileiro se integrasse na civilização moderna".

Segundo Abdias Nascimento, após o exílio de 1968 a 1978, "Darcy Ribeiro lançou o mais amplo e ambicioso projeto educacional que o Brasil já conheceu: o Programa Especial de Educação do Estado do Rio de Janeiro, responsável pelos Cieps".

- Cristalizava-se, pela primeira vez no Brasil, aquilo que é tão comum ao ensino público do mundo civilizado: escolas de tempo integral. Para Darcy, assegurar isso a todas as crianças é o único modo de dissolver as imensas massas marginalizadas de brasileiros analfabetos.

Em aparte, o senador Epitácio Cafeteira (PPB-MA) afirmou que "Darcy deixou uma lição de grandeza, brasilidade, amor aos índios e, sobretudo, amor ao povo". Já Ramez Tebet (PMDB-MS) lembrou as atividades de Darcy no estado do Mato Grosso do Sul em defesa dos índios. A senadora Júnia Marise (PDT-MG), "falando em nome do povo de Minas Gerais", disse que Darcy representou o ideal de transformação social do país.

04/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


ABDIAS DEFENDE CHEFE DE GABINETE DE DARCY RIBEIRO

ABDIAS REVELA CARTAS TROCADAS ENTRE BETINHO E DARCY RIBEIRO

ALCÂNTARA LEMBRA ANIVERSÁRIO DE DARCY RIBEIRO

Dornelles lembra da devoção de Darcy Ribeiro às causas que abraçava

CARLOS PATROCÍNIO LEMBRA PROJETO IDEALIZADO POR DARCY RIBEIRO

Arthur Virgílio lembra Darcy Ribeiro e Lauro Campos na homenagem à UnB