ABDIAS REVELA CARTAS TROCADAS ENTRE BETINHO E DARCY RIBEIRO
Ao homenagear hoje (dia 14) o sociólogo Herbert de Sousa, o senador Abdias Nascimento (PDT-RJ) apresentou uma carta enviada pelo homenageado a outro mineiro ilustre que morreu recentemente - o ex-senador Darcy Ribeiro. Nessa carta, Abdias disse que Betinho "mostrou claramente a alma de artista que animava seu ofício de sociólogo e político".
Referindo-se a uma polêmica em que Darcy Ribeiro se envolvera, Betinho dizia na carta lida por Abdias: "Você é de Montes Claros e eu sou de Bocaiúva. Sou mais importante que você por razão de nascimento, mas você não tem culpa. Você tem câncer e eu, além de hemofílico, tenho Aids. Ganhei mais uma vez".
O senador Abdias Nascimento também leu a resposta enviada por Darcy a Betinho, e que dizia: "Agora, Betinho meu, os anos se somaram, tantos, e as dores, ainda suportáveis, anunciando dores maiores, e eu estou com medo de baquear. Antes que desgraça maior me aconteça, enfrentei a desgraça menor que é assumir que eu venho de longe e já fiz meus feitos".
Na sua homenagem, Abdias Nascimento também lembrou o dia em que, secretário do governo de Leonel Brizola, Herbert de Sousa compareceu a seu gabinete para levar-lhe "solidariedade naquela luta contra a injustiça e a discriminação racial". Ao final, ele pediu: "Lá no Orum, receba Betinho, receba Darcy, o nosso mais comovido axé".
14/08/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
ABDIAS NASCIMENTO LEMBRA UM ANO SEM DARCY RIBEIRO
ABDIAS DEFENDE CHEFE DE GABINETE DE DARCY RIBEIRO
Lula inaugura Memorial Darcy Ribeiro na UnB
ALCÂNTARA LEMBRA ANIVERSÁRIO DE DARCY RIBEIRO
Darcy Ribeiro era discípulo de Rondon, diz Mão Santa
Mão Santa relembra declarações de Darcy Ribeiro