ABDIAS ELOGIA MEDIDA QUE MANDA ESTADO CUSTEAR ENSINO RELIGIOSO



O senador Abdias do Nascimento (PDT-RJ) elogiou hoje (dia 21) a recente mudança introduzida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB)que determina remuneração para o professor de Religião.

- O ensino religioso é parte integrante essencial na formação do ser humano como pessoa e cidadão, estando o Estado obrigado a promovê-lo, não só pela previsão de espaço e tempo na grade curricular do ensino fundamental público, mas também pelo seu custeio, quando não se revestir de caráter doutrinário ou proselitista - acrescentou.

Para Abdias, a modificação naquela lei fez "coincidir as intenções dos Poderes Legislativo e Executivo" ao obrigar o Estado a custear o ensino religioso nos sistemas educacionais que quiserem oferecê-lo.

- Foi com muita satisfação que assisti à tramitação e aprovação final dessa alteração, elemento importante na concretização de uma sociedade multirracial e pluriétnica - afirmou.

Abdias Nascimento ressaltou que a LDB estabelece normas para a habilitação e admissão dos professores, além de definir os conteúdos do ensino religioso através de consulta a diferentes entidades religiosas. Em aparte, ele recebeu os cumprimentos do relator do projeto, o senador Joel de Holanda (PFL-PE).



21/08/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


ÁLVARO DIAS QUER LIBERARAÇÃO DO FGTS PARA CUSTEAR ENSINO SUPERIOR

ABDIAS NASCIMENTO ELOGIA ENCONTRO NA BAHIA

ABDIAS ELOGIA INICIATIVA DO OLODUM DE COMEMORAR A REVOLTA DOS BÚZIOS

ABDIAS ELOGIA AÇÃO DE CAFETEIRA NA RECUPERAÇÃO ARQUITETÔNICA DE SÃO LUÍS

ABDIAS ELOGIA TRABALHO DE COMISSÃO JULGADORA DO PRÊMIO CRUZ E SOUSA

Especialista elogia PEC que prevê ensino integral no ensino básico