Aberta Mostra da Ópera de Pequim



O vice-presidente da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, Wang Zhaoguo, e o primeiro vice-presidente do Senado Federal, Edison Lobão (PFL-MA), inauguraram a Mostra da Ópera de Pequim nesta quarta-feira (16). A exposição, que fica até 27 de janeiro no Salão Negro do Congresso Nacional, traz 60 bonecos de porcelana vestidos com o figurino da tradicional Ópera Nacional da China. Também estão sendo exibidas 60 fotografias, todas tiradas durante apresentações dos 37 títulos que integram o repertório da Ópera. A mostra está aberta ao público em geral entre 9h30 e 18 horas.

Em discurso na solenidade de abertura da mostra, o embaixador da China no Brasil, Wan Yongxiang, exaltou os esforços do Senado Federal e da Conferência Consultiva - o Parlamento chinês - para melhorar as relações entre os dois países. Ele agradeceu ao Senado pela cessão do espaço "para que a população brasileira conheça um pouco mais da história da China". A solenidade contou também com a participação do senador Roberto Freire (PPS-PE).

Em sua fala, Lobão afirmou esperar que a cooperação entre os dois países, que já é bastante extensa, se amplie a cada ano.

- O Brasil tem cinco séculos de existência e a China tem 50 séculos. Nada temos a ensinar, mas sim a aprender com esse povo extraordinário - afirmou o primeiro vice-presidente do Senado.

Os bonecos e fotos mostram os quatro tipos principais de personagens da Ópera de Pequim, que são Sheng (homem), Dan (mulher), Ching (homem com cara pintada) e Ch"ou (bufão, palhaço feminino/masculino). O branco significa a maldade, enquanto o preto retrata a coragem e o vermelho, a lealdade. As encenações tratam de temas políticos, filosóficos, éticos e da literatura chinesa, sendo que cada ato da peça tem um cenário diferente.

Paralelamente à mostra, a Galeria do Senado Federal (Anexo I) abriga a exposição O Patrimônio Mundial na China, com fotos e objetos que retratam os 27 locais que foram reconhecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) como herança cultural e natural da humanidade. Entre esses locais estão a Grande Muralha, o Palácio Imperial ou Cidade Proibida, em Pequim, e o Grande Buda de Leshan.



16/01/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mostra da Ópera de Pequim será aberta hoje

Mostra da Ópera de Pequim fica aberta até este domingo

Salão Negro do Congresso Nacional abriga mostra da Ópera de Pequim

Salão Negro do Congresso Nacional abriga mostra da Ópera de Pequim

Senado exibe bonecos da Ópera de Pequim

Esculturas e fotos da Ópera de Pequim serão expostas no Salão Negro do Congresso