Salão Negro do Congresso Nacional abriga mostra da Ópera de Pequim



A partir desta segunda-feira (14), o público da capital da República tem acesso à Mostra da Ópera de Pequim, com 60 peças de esculturas, selecionadas entre os 37 títulos do repertório da Tradicional Ópera Nacional da China, e 60 quadros retratando momentos da instituição. A exposição, inédita no Brasil, fica aberta até o próximo dia 27 de janeiro, das 9h30 às 18h, no Salão Negro do Congresso Nacional.

A abertura oficial da mostra, patrocinada pela Embaixada da República Popular da China, acontece na próxima quarta-feira (16), às 18h, com a presença do presidente da Comissão Representativa do Congresso, senador Edison Lobão (PFL-MA), e do vice-presidente da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, Wang Zhaguo.

A Ópera de Pequim combina tragédia e comédia, representadas por atos de canto, dança e poesia, a partir da história e de lendas populares. "O humor leve reflete e satiriza a sociedade, ao mesmo tempo em que é educacional e divertido", avaliam os chineses.

As figuras originais que integram a exposição de fotografias e miniaturas de personagens são feitas de vários tipos de material. Os quatro tipos principais de personagens da Ópera de Pequim são Sheng (homem), Dan (mulher), Ching (homem com cara pintada) e Ch"ou (bufão, palhaço feminino/masculino). Cada ato da peça conta com um cenário diferente e são descritos fatos relacionados com a política, filosofia, ética e literatura chinesas. Em síntese, a mostra revela ao público a beleza e a exuberância da arte e cultura chinesas.

Paralelamente à mostra, a Galeria do Senado Federal (Anexo I) abriga a exposição O Patrimônio Mundial na China, com fotos e objetos que retratam os 27 locais que foram reconhecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) como herança cultural e natural da humanidade. Entre esses locais estão a Grande Muralha, o Palácio Imperial ou Cidade Proibida, em Pequim, e o Grande Buda de Leshan.

Maiores informações: Subsecretaria de Divulgação do Senado Federal. Tel: 311- 1295; Fax: 311-1294 e e-mail: [email protected].



14/01/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Salão Negro do Congresso Nacional abriga mostra da Ópera de Pequim

Esculturas e fotos da Ópera de Pequim serão expostas no Salão Negro do Congresso

Aberta Mostra da Ópera de Pequim

Exposição "O Tesouro dos Mapas" traz preciosidades históricas ao Salão Negro do Congresso Nacional

Mostra da Ópera de Pequim será aberta hoje

Mostra da Ópera de Pequim fica aberta até este domingo