Aberta no Senado a 4ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência



A 4ª Semana do Senado Federal de Valorização da Pessoa com Deficiência foi oficialmente aberta nesta terça-feira (2), em Plenário. Na ocasião, houve o lançamento do carimbo comemorativo e do selo personalizado do Programa do Senado Federal de Acessibilidade, com a entrega de um álbum contendo a peça filatélica e uma réplica do carimbo aos presentes.

VEJA MAIS

O primeiro discurso foi feito pela senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), que afirmou "já estar comprovada, reafirmada e convalidada a capacidade dessas pessoas especiais", que nasceram com algum tipo de deficiência ou a adquiriram e que, mesmo com as limitações impostas, conseguiram superá-la e demonstrar que "normal é ser feliz". Ela elogiou o trabalho do Instituto Muito Especial, que busca a inclusão pela capacitação de indivíduos e empresas, integrando a mão-de-obra especial ao mercado de trabalho e parabenizou o senador Flávio Arns (PT-PR) por sua luta em defesa das pessoas com deficiência, que garantiu a inclusão de emenda nesse sentido na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

A legislação brasileira, mencionou o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), é uma das mais abrangentes, quando comparada com as de outros países, em relação aos direitos da pessoa com deficiência e vai além do estabelecido pela Convenção da Organização das Nações Unidas para os Direitos das Pessoas com Deficiência. Ele elogiou o trabalho de entidades governamentais que tentam garantir o cumprimento da reserva legal de vagas para trabalhadores com deficiência nas empresas e ao Senado, pela iniciativa de garantir a acessibilidade, seja com adaptações estruturais necessárias, seja com medidas como a adoção da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas sessões e a criação da planta de impressão em braile.

Aloizio Mercadante (PT-SP) citou projetos de sua autoria que beneficiam as pessoas com deficiência, já aprovados pelo Senado e em tramitação na Câmara dos Deputados: o PLS 295/04, que estabelece reserva de vagas para pessoas portadoras de deficiência nos programas de qualificação profissional financiados com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT); e o que determina a todos os estabelecimentos públicos e particulares de educação básica e superior que disponham de acesso a redes digitais de informação para uso dos profissionais da educação e dos estudantes (PLS 103/07).

Mercadante também defendeu a aprovação, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), presidida por ele, do projeto (PLS 141/08) que obriga a Casa da Moeda a incluir, nas cédulas brasileiras, elemento que possibilite a sua identificação por pessoa com deficiência visual.

O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) lembrou-se nos anos de escravidão da sociedade brasileira - que sofre também com a exclusão dos pobres e com a perseguição às minorias, inclusive as religiosas - e que começam a ser resgatados pelo Senado, com inúmeras medidas legislativas. O parlamentar elogiou a força das pessoas com deficiência, dizendo que sua a tenacidade na luta contra os obstáculos "é a maior lição" que se pode ter "nestes dias tumultuosos da vida nacional".

Por sua vez, o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) cobrou a implantação de políticas públicas que incentivem o desenvolvimento das potencialidades de quem tem "certas dificuldades perante a vida e certas diferenças em relação às pessoas comuns".

Em aparte, o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) pediu a construção de uma rampa de acesso à Mesa do Senado, no Plenário, e criticou, citando notícia veiculada pela imprensa, a construção de um túnel ligando o Congresso ao Palácio do Planalto.

O presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, esclareceu que o túnel não liga o Senado ao Palácio do Planalto. O objetivo, explicou o senador, é proporcionar aos pedestres uma passagem subterrânea sob a via N-1, o Eixo Monumental Norte, devido a alta ocorrência de acidentes no local.

Participaram da solenidade Alfredo Kaefer, deputado federal; Carlos Henrique Custódio, presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos; Claudia Grabois, presidente da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down; o cartunista Maurício de Souza; o ator Marcos Frota; José Alcindo Lustosa Maranhão, representando o presidente da Eletrobrás; Ricardo Oliveira, campeão das Olimpíadas de Matemática das escolas públicas do Brasil; Solete Foizer, subsecretária de Informações, Promoções e Turismo, representando o vice-governador do Distrito Federal, Paulo Octávio; e Paulo Brandão, servidor do Senado.

Elina Rodrigues Pozzebom / Agência Senado



02/12/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aberta a 8ª Semana da Valorização da Pessoa com Deficiência

Senado promove Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência

Senado realiza 3ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência

Senado abre 6ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência

Senado realiza 4ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência

Senado promove semana de valorização da pessoa com deficiência