Aberto encontro de jovens contra violência na América Latina



Adolescentes de 10 países estão reunidos em Brasília até sábado (13), para o "Primeiro Encontro de Jovens da América Latina: Por um Continente sem Violência", com objetivo de discutir estratégias e firmar uma agenda de combate à violência contra crianças e adolescentes nos países do continente. A abertura do encontro foi realizada nesta quarta-feira (10), no Teatro dos Bancários, e contou com a participação do secretário Nacional de Direitos Humanos, Nilmário Miranda, da presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Exploração Sexual, senadora Patrícia Saboya Gomes (PPS-CE), e da relatora da CPI, deputada Maria do Rosário (PT-RS).

O evento faz parte do projeto "Vozes: Por um Continente sem Violência", patrocinado pela Comunidade Européia e coordenado pela organização não-governamental (ONG) Bice (Oficina Internacional Católica para Infância). A iniciativa prevê oito anos de ações para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes de Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Para a senadora Patrícia Saboya Gomes, o encontro é positivo e uma exemplar iniciativa para "a construção de uma verdadeira cultura de paz no continente". É uma tentativa concreta de formar "uma rede de combate da violência sexual na América Latina, onde a ação vai além das fronteiras das nações". Ainda segundo a senadora, trata-se de um trabalho que estimula o chamado protagonismo juvenil, onde "os próprios jovens dão as cartas de seu destino".



10/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Maternidade precoce na América Latina é maior entre jovens afrodescedentes

7º Encontro Paulista de Hip Hop acontece no Memorial da América Latina

Estudo indica que desemprego na América Latina é maior entre jovens afrodescedentes

Brasil é país da América Latina com maior número jovens afrodescedentes, segundo ONU

Encontro em Brasília comemora os 30 anos do feminismo na América Latina

USP sedia encontro internacional de comunidades judaicas da América Latina