Aberto período de votação para escolha da nova Comissão de Atletas do Comitê Olímpico



A Comissão funciona como órgão de representação para sugestões e recomendação dos atletas à realização dos jogos

Está aberto, desde o último dia 10, o período de votação para eleger os novos integrantes da Comissão de Atletas, que tem como objetivo ser o principal canal de comunicação e representação dos direitos e interesses dos atletas olímpicos junto ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB). A eleição será realizada pela internet e termina no dia 20 de janeiro.

Serão eleitos 14 esportistas e possui direito ao voto aqueles que participaram de pelo menos uma das últimas duas edições dos Jogos Olímpicos de Verão. A comissão do COB foi inspirada na Comissão de Atletas do Comitê Olímpico Internacional (COI). Para a eleição deste ano, cada confederação brasileira olímpica teve o direito de indicar dois atletas para concorrer a uma das vagas.

Após a divulgação do resultado final, o Conselho Executivo do comitê nomeará mais quatro atletas olímpicos para compor o grupo. No ano seguinte aos Jogos Olímpicos de Inverno Sochi 2014, um integrante das modalidades de gelo ou neve também será integrado ao grupo.

Para o triatleta Juraci Moreira, que concorre a um dos 14 lugares na comissão, o Conselho de Atletas é importante no processo de desenvolvimento do esporte nacional. “Já participei das votações para eleger os atletas membros da comissão do COI e temos agora a nossa comissão dentro do COB. É um ganho enorme, já que os atletas podem usar a sua experiência de participações em olimpíadas contribuindo para o movimento olímpico no Brasil”, afirma Juraci, que já representou o País em três olimpíadas - Sydney 2000, Atenas 2004 e Pequim 2008 - e só pensa em se aposentar após os Jogos do Rio 2016.