Abertura dos trabalhos legislativos ocorrerá na tarde desta segunda-feira
Após a eleição do novo presidente do Senado, que se dará na manhã desta segunda-feira (2) - disputam o cargo os senadores José Sarney (PMDB-AP) e Tião Viana (PT-AC) -, o Congresso realizará sessão solene de instalação dos trabalhos legislativos da 3ª sessão legislativa da 53ª legislatura, com início previsto para as 16h.
O recém-eleito presidente do Senado, que também preside o Congresso, chegará ao Palácio do Congresso e participará da cerimônia de hasteamento das bandeiras das duas Casas, da salva de tiros, da execução do Hino Nacional e fará a revista às tropas.
Depois de subir a rampa, José Sarney ou Tião Viana será recepcionado pelos secretários-gerais e diretores da Câmara e do Senado. Na sequência, o novo presidente irá se encontrar, já na entrada do salão nobre, com o presidente da Câmara, também eleito na manhã desta segunda-feira, e com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, além de líderes partidários nas duas Casas.
No Plenário da Câmara, o presidente do Congresso abre oficialmente a sessão. A ministra Dilma Rousseff, chefe da Casa Civil e portadora da Mensagem do Presidente da República, será conduzida à Mesa, composta também pelos presidentes do STF e da Câmara, além do 1º secretário da Mesa do Congresso. O presidente do Congresso receberá as mensagens do STF e da Presidência, que serão lidas pelo ministro Gilmar Mendes e pelo primeiro-secretário da Mesa do Congresso, respectivamente. Discursam ainda o presidente da Câmara e o do Congresso Nacional e a sessão é, então, declarada encerrada.
28/01/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Abertura dos trabalhos legislativos ocorrerá em 2 de fevereiro
Congresso abre trabalhos legislativos nesta tarde
Tempo: Confira a previsão para a tarde desta segunda-feira, dia 18
Tempo: Confira a previsão para tarde desta segunda-feira, dia 9
Congresso faz sessão de abertura dos trabalhos nesta segunda-feira
Dragões da Independência participam da abertura dos trabalhos legislativos