Congresso abre trabalhos legislativos nesta tarde



Um dia depois da posse dos novos senadores e deputados, o Congresso Nacional se reúne nesta quarta-feira (2), a partir das 16h, para iniciar, em sessão solene, os trabalhos da 54ª legislatura. A cerimônia terá a presença da presidente da República, Dilma Rousseff, que deverá apresentar sua mensagem ao Parlamento, expondo a situação do país e as medidas que pretende tomar.

VEJA MAIS

A sessão será realizada no plenário da Câmara dos Deputados sob o comando do presidente do Congresso, o senador José Sarney, reeleito presidente do Senado nessa terça-feira, para mandato até janeiro de 2013.

Em geral, a cerimônia segue um protocolo rígido, que neste ano teve algumas mudanças, como a presença de Dilma Rousseff. José Sarney chegará ao Congresso por volta das 15h40. Já o estarão aguardando a Guarda de Honra da Bandeira Nacional e a Banda do 1º Regimento de Cavalarias de Guardas, que executará o Hino Nacional, ao mesmo tempo em que serão hasteadas as bandeiras das duas Casas legislativas. Será realizada a Salva de Gala, com 21 tiros de canhão, pelo 32º Grupo de Artilharia de Campanha.

Terminado o Hino Nacional, o comandante da Guarda de Honra receberá, com o toque de saudação (o exórdio), o presidente do Congresso, que passará em revista a tropa e fará, em seguida, uma reverência à Bandeira Nacional. Sarney deverá virar-se novamente em direção à tropa e fazer um cumprimento com a cabeça para o comandante antes de seguir em direção à rampa de acesso ao Congresso.

Supremo

Enquanto o presidente do Congresso for escoltado de sua residência ao Parlamento, os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluso, e do Tribunal Superior Eleitoral, Ricardo Lewandowski, serão recepcionados na Chapelaria do Congresso pelo cerimonial da Presidência da Câmara dos Deputados e conduzidos ao gabinete do Presidente da Câmara.

Em seguida, irão ao Salão Nobre do Senado, onde estarão autoridades, lideranças partidárias das duas Casas, os secretários e diretores gerais do Senado e da Câmara, à espera do presidente do Congresso. De lá, se posicionarão na rampa, a fim de recepcionar Sarney. Chegando o presidente do Congresso, seguirão todos para o Salão Nobre do Senado, onde aguardarão a presidente da República.

Dilma Rousseff

Às 16h, a presidente da República será recepcionada por eles no alto da rampa. Ela chegará acompanhada pelo chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, e pelo chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Luiz Sérgio. Todos juntos irão ao Plenário da Câmara, onde se sentam na seguinte ordem: à direita do presidente Congresso, a presidente da República, o presidente da Câmara, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, o 1º Secretário da Mesa do Congresso - o deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO). À esquerda do presidente do Congresso, o presidente do Supremo Tribunal Federal e membros do Congresso Nacional.

Seguindo o protocolo, o presidente do Congresso declara instalados os trabalhos da 1º Sessão Legislativa Ordinária da 54ª Legislatura. Ali, eles ouvirão, de pé, o Hino Nacional tocado pela Banda dos Fuzileiros Navais. Na sequência, Sarney anunciará a entrega da mensagem presidencial e passará a palavra a Dilma Rousseff para que ela a leia. Em seguida, o presidente do STF lerá a mensagem do Poder Judiciário.

Logo após o pronunciamento de Cezar Peluso, será a vez do presidente do TSE. Em seguida, falarão os presidentes da Câmara e do Senado.



02/02/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Congresso reabre trabalhos legislativos nesta terça-feira

Abertura dos trabalhos legislativos ocorrerá na tarde desta segunda-feira

CONGRESSO REABRE TRABALHOS LEGISLATIVOS EM 5 DE JANEIRO

Congresso reabrirá os trabalhos legislativos com plano de combate à violência

Senado reinicia nesta quinta trabalhos legislativos

Arcebispo de Brasília celebra nesta terça missa em ação de graças pelos trabalhos legislativos de 2012