Academia Brasileira de Ciência elege novos membros



As instituições ligadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) têm pesquisadores entre os novos membros da Academia Brasileira de Ciências (ABC). 

Entre os novos titulares estão o diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Fernando Lázaro Freire Júnior, na área Ciências Físicas; Fernando Codá Marques, do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), em Ciências Matemáticas; e Niro Higuchi, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), e Walter Gonzalez, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em Ciências da Terra.

Em sua assembleia geral ordinária, na quarta-feira (18), a ABC elegeu 24 membros titulares e seis correspondentes. A Academia escolheu, ainda, um membro colaborador, o quarto nos 97 anos da instituição. É o presidente da Fundação Conrado Wessel (FCW), Américo Fialdini Jr..

Na lista dos membros afiliados, eleitos pelas vice-presidências regionais, estão Emanuel Carneiro, do Impa, na área Ciências Matemáticas, e Pablo Javier Blanco, do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), em Ciências da Engenharia.

A posse dos novos acadêmicos será em maio de 2014.

Fonte:

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação



23/12/2013 16:22


Artigos Relacionados


Academia Brasileira de Letras elege Antônio Torres como novo membro

Academia Brasileira de Letras elege Merval Pereira para vaga de Moacyr Scliar

Governador recebe membros da Academia Paulista de Educação

Senado elege membros do Conselho de Ética

Academia Brasileira de Letras, Associação Brasileira de Imprensa e Instituto Histórico e Geográfico poderão ter isenção

Ciência e Tecnologia assina acordo com academia chinesa