Ação do PCC mostra que sistema de segurança está falido, diz Paim
Os atentados que aconteceram, especialmente em São Paulo, contra policiais, delegacias, ônibus e bancos demonstram que a segurança do Estado brasileiro está falida, não só naquela unidade da Federação, mas em todas elas. Essa é a opinião do senador Paulo Paim (PT-RS), que, em entrevista nesta segunda-feira (15) à Agência Senado, alertou ainda sobre a necessidade urgente de se organizar seminário, se possível já na próxima semana, para refletir sobre as causas da violência no Brasil e discutir possíveis soluções.
Para o senador, o momento exige firmeza, não apenas por parte do Executivo, mas de todos os Poderes, que devem refletir sobre as causas da violência brasileira e, juntos, encontrar soluções. Paim sugeriu que especialistas de outros países sejam convidados a apresentar as experiências internacionais bem sucedidas na área de segurança pública
Esses atentados também sinalizam às autoridades, disse o senador, que a estrutura social está decompondo-se. Fatores como desemprego e má distribuição da renda no país, salientou, ou favorecem que as pessoas se mantenham na marginalidade ou contribuem para levar novos brasileiros a ingressar no crime organizado.
- É preciso rever o sistema de segurança brasileiro e decidir o que fazer nesta situação. O momento é de firmeza e de se encontrar respostas sólidas para evitar a decomposição estrutural da sociedade - disse Paim.
Para o parlamentar, uma eventual interferência do Exército poderia ser importante momentaneamente. No entanto, destacou Paim, é preciso trabalhar nas causas.
- O Exército pode jogar água e apagar o incêndio, mas ficam as brasas, que podem reacender a qualquer momento - observou.
15/05/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paim diz que sistema prisional brasileiro está falido
Paim diz que sistema prisional brasileiro está falido
Jayme Campos: sistema de transporte brasileiro está falido
Alvaro Dias: Quadro partidário está falido
Alvaro Dias: modelo de reforma agrária do governo está falido
EXPOSIÇÃO MOSTRA ESTRUTURA DO SENADO E AÇÃO PARLAMENTAR