Centro histórico de Paracatu é o mais novo patrimônio cultural brasileiro
O patrimônio cultural da cidade mineira Paracatu (MG) foi tombado nesta sexta-feira (10) pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, reunido no edifício Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro.
O tombamento de Paracatu, de acordo com o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Minas Gerais, teve como principal motivação o valor histórico da cidade, o seu conjunto arquitetônico e o histórico de formação e integração do centro oeste brasileiro, no final do ciclo do ouro.
Como outros municípios mineiros, a cidade de Paracatu nasceu sob o signo do ouro dando origem a um povoamento que, por sua vez, levou ao surgimento de centros econômicos integrados para abastecer as áreas de mineração. Esta sequência de acontecimentos favoreceu o desenvolvimento agro-pastoril, especialmente em regiões da Bahia, Pernambuco e em alguns locais de mineração.
A construção de Brasília provocou uma onda de migrações para o centro do País, que atingiu a cidade. Contudo, Paracatu mantém seu centro histórico praticamente intacto, apesar de algumas transformações na arquitetura. A morfologia urbana de vias e travessas lembram o passado colonial.
Em 1962, a igreja Matriz de Santo Antônio e a igreja de Nossa Senhora do Rosário, ambas na cidade, foram tombadas pelo Iphan.
Fonte:
Iphan
10/12/2010 16:31
Artigos Relacionados
Centro histórico de Antonia, no Paraná, é tombado como patrimônio histórico
Complexo Cultural do Bumba-Meu-Boi no Maranhão é o mais novo Patrimônio Cultural do Brasil
Cidade na fronteira do Mato Grosso com Bolívia é novo patrimônio cultural brasileiro
Acervo do Museu do Trem (RJ) é o mais novo patrimônio cultural do Brasil
Acervo retrata patrimônio histórico-cultural das escolas estaduais
Prédio histórico dos Correios é transformado em Centro Cultural