Acessibilidade não é um favor, afirma Serys Slhessarenko



Ao discursar nesta terça-feira (11), a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) elogiou a iniciativa do Senado Federal de realizar a 3ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência lembrando que na segunda-feira, dia 10 de dezembro, foi comemorado o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

- Valorizar a diferença é fundamental para a construção de uma sociedade justa e igualitária, que respeita as diferenças e que dá oportunidade de todo indivíduo, independente de qualquer coisa, ter acesso a tudo, educação, trabalho, lazer, tudo sem restrições - disse a senadora.

Ao lembrar que nesta terça-feira (11) são comemorados o Dia do Arquiteto e o Dia do Engenheiro, a senadora aproveitou para conclamar os engenheiros e arquitetos brasileiros a pensarem seus projetos pelo viés da adaptação para deficientes.

- É preciso que a acessibilidade não seja apenas um favor, pois não é. Deveria ser o norte para todos os profissionais, dos mais diversos ramos de atividade. Facilitarmos a vida uns dos outros é contribuir para uma sociedade justa - afirmou.

Infelizmente, lamentou a senadora, a sociedade brasileira não é inclusiva, mas sim segregacionista, por colocar "à margem de seu desenvolvimento" todos que apresentam "alguma diferença", seja pela cor da pele, orientação sexual, gênero ou deficiência física.

Para Serys, os brasileiros precisam de uma "mudança cultural, mudança de mentalidade" para que as pessoas com deficiência sejam vistas como "iguais na diferença".

A senadora elogiou a 3ª Semana de Valorização por possibilitar que a sociedade reflita sobre o tratamento às pessoas com deficiência, dando a essas maior visibilidade.



11/12/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Serys Slhessarenko saúda lançamento do PAC-2

Senadores se solidarizam com Serys Slhessarenko

Serys Slhessarenko defende software livre

Serys Slhessarenko defende "software" livre

Serys Slhessarenko homenageia servidores públicos

Serys Slhessarenko condena "alarmismo elétrico"