Acesso à saúde deve estar no cerne das políticas públicas, afirmam ministros em Assembleia Mundial



Os ministros da saúde dos países que compõem a iniciativa “Política Externa e Saúde Global” – Brasil, França, Indonésia, Noruega, Senegal, África do Sul e Tailândia – defenderam, em reunião ocorrida durante a 64ª Assembleia Mundial da Saúde, a importância de que a saúde esteja no centro de todas as políticas públicas. 

Em comunicado conjunto, os ministros ressaltaram que a saúde é um estado de bem-estar físico, mental e social - e não apenas a ausência de doença ou enfermidade. 

As autoridades de saúde manifestaram total empenho em apoiar a implementação de reformas que permitam à Organização Mundial da Saúde (OMS) atuar como líder na saúde global. Os ministros destacaram a necessidade de os Estados-Membros analisarem formas e meios para garantir um financiamento adequado e previsível para a OMS. 

No documento, os ministros reforçaram a expectativa da próxima Cúpula de Alto Nível sobre HIV/AIDS, prevista para ocorrer em junho deste ano, em Nova York : a luta contra o HIV/AIDS deve ser tratada, conforme apontaram no documento, a partir de uma perspectiva que inclua prevenção, tratamento, cuidados e apoio, bem como promoção e proteção dos direitos humanos, em especial políticas de combate à discriminação e à estigmatização. O grupo também reforçou a necessidade de aplicar estratégias de prevenção dirigidas a mulheres e meninas — incluindo a prevenção da transmissão materno-infantil e direitos e serviços reprodutivos. 

No encontro, o  ministro da Saúde, Alexandre Padilha, convidou as autoridades da pasta dos outros países para a Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde, que ocorre  no Rio de Janeiro, de 19 a 21 de outubro de 2011.


Fonte:
Ministério da Saúde



17/05/2011 17:34


Artigos Relacionados


DAP garante aos quilombolas acesso a políticas públicas

Políticas públicas reduzem impacto da alta mundial dos preços dos alimentos no País

Ministros da Saúde dos Brics discutem ampliação do acesso a medicamentos

Violência contra crianças e adolescentes deve ser combatida com políticas públicas

Políticas públicas de saúde materna são debatidas em audiência

CAS discute políticas públicas para a saúde do homem