Acesso às dependências internas do Congresso será restrito a convidados e funcionários credenciados



No dia 1º de janeiro, durante a cerimônia de posse do presidente e do vice-presidente da República, somente os funcionários da instituição que estiverem portando o crachá de identificação individual confeccionado pelas polícias da Câmara e do Senado especificamente para a solenidade terão acesso às dependências do Congresso. Da mesma forma, os cerca de 1200 convidados terão de apresentar os convites individuais e intransferíveis que receberam. A população só terá acesso à parte externa do Congresso Nacional.

A solenidade de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente José Alencar está marcada para as 16h, no Plenário da Câmara dos Deputados. Entre os convidados estão ministros de Estado e de tribunais superiores, parlamentares, representantes do corpo diplomático, parentes e amigos dos dois empossados.

Neste ano, os convites serão confeccionados com código de barras, o que permitirá à equipe de recepção identificar o nome e o cargo do convidado, além do local de onde deverá acompanhar a cerimônia.Como no Plenário da Câmara não há lugar para todos os convidados, alguns assistirão a cerimônia no Salão Negro e no Plenário do Senado, por telões que transmitirão a cerimônia.

Trajeto

O itinerário da posse inicia-se às 14h, com o presidente Lula, o vice, José Alencar e suas respectivas esposas, Marisa Letícia e Mariza Gomes, partindo em carro aberto do Palácio do Planalto até à Catedral de Brasília, para assistir à missa celebrada especialmente para a ocasião. Em seguida, dirigem-se ao Congresso Nacional, onde serão recebidos pelos presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara, Aldo Rebelo. Após a posse, o presidente retorna ao Palácio do Planalto, onde irá colocar a faixa presidencial e fazer um discurso no Parlatório.

Para facilitar o cumprimento do trajeto da cerimônia e o trabalho da segurança durante a posse, a Esplanada dos Ministérios será interditada a partir das 14h. Somente poderão passar pela barreira policial os portadores de convites para a posse e os funcionários com o crachá específico para o evento. A população poderá seguir a pé até o gramado da Esplanada, a fim de acompanhar o percurso do carro presidencial e demais etapas da solenidade previstas para ocorrerem do lado de fora do Congresso Nacional. Quem estiver de carro, deverá estacionar seus veículos nos arredores dos ministérios.



27/12/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Peluso diz que acesso ao Judiciário ainda é restrito

Acesso às dependências do Senado está aberto aos visitantes

Espaço aéreo de Brasília e do Rio terá acesso restrito durante visita de Obama

Portadores de necessidades especiais apontam locais de difícil acesso nas dependências do Senado

Trânsito será restrito na ponte sobre Rio Uruguai

Vieira da Cunha: depoimento de Ludwig não será restrito ao caso do relógio