Acesso sobre dados espaciais é tema de encontro na África



Para discutir a infraestrutura que vai permitir que países africanos recebam gratuitamente imagens de satélites, o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Gilberto Câmara, reuniu-se nesta sexta-feira (4) com dirigentes da recém-criada agência espacial do Gabão, em Libreville (Africa).

Participam da reuniões o gerente do Programa de Sistemas de Solo, José Teixeira da Matta Bacellar, e o chefe do Centro Regional da Amazônia do Inpe, Cláudio Almeida. Além das imagens, o instituto oferece a países africanos detentores de florestas tecnologia para o processamento de dados.

A iniciativa do Inpe de implantar na África estações para recepção dos satélites vai  garantir a países em desenvolvimento o acesso gratuito à tecnologia imprescindível ao monitoramento de florestas e de desastres naturais. As informações espaciais também servem ao mapeamento de áreas agrícolas e para avaliar o crescimento de áreas urbanas, entre outras aplicações.

Além do Gabão, estão sendo instaladas estações para recepção de dados de satélites no Egito e no Quênia, para complementar as estações já instaladas nas Ilhas Canárias e na África do Sul.

“Estamos certos que para a África a distribuição aberta dos dados tem muito mais impacto e traz mais benefícios do que o uso de satélites construídos sob uma política de distribuição comercial”, diz Gilberto Câmara.

Do Gabão, o diretor do Inpe viaja para a Itália para participar de reunião do Comitê de Satélites de Observação da Terra (Ceos)  nos dias 8 e 9 de novembro, oportunidade em que serão discutidos temas como capacitação e políticas de acesso livre a informações espaciais.


Fonte:
Inpe



04/11/2011 17:28


Artigos Relacionados


Inpe promove reuniões internacionais sobre sistemas espaciais de dados

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais divulga dados sobre desmatamento de outubro

Acesso a banco de dados da biodiversidade é tema de debate

Portal Dados Federativos facilita acesso a dados oficiais

Estudantes terão acesso mais amplo a dados sobre avaliações

PEC sobre acesso a dados de parlamentares sob investigação volta a ter tramitação autônoma