Acir Gurgacz alerta para 'apagão estrutural' com atrasos em obras do PAC
O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) alertou para o risco de o país enfrentar “um apagão estrutural” com o atraso nas obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). Os maiores percalços estariam localizados nas áreas de transporte e saneamento.
Segundo comentou em Plenário, nesta sexta-feira (13), as obras das ferrovias Norte-Sul e Oeste-Leste já contabilizam, respectivamente, 54 e 36 meses de atraso. Acir Gurgacz enfatizou essa situação por se preocupar com eventuais prejuízos à economia nacional.
Na área de saneamento, citou estudo do Instituto Trata Brasil que detectou a conclusão – em dezembro de 2011 - de apenas 7% das 114 obras de coleta e tratamento de esgoto previstas para municípios com mais de 500 mil habitantes. Esse levantamento revelou ainda paralisação ou atraso em 60% desses projetos, orçados em R$ 4,4 bilhões.
- Meu alerta é o de que precisamos acelerar as obras do PAC sob o risco de enfrentarmos um apagão estrutural e de aumentarmos ainda mais o processo de desindustrialização de nossa economia – declarou.
Operação Monte Carlo
O parlamentar por Rondônia também reclamou do impedimento de acesso do Senado ao conteúdo de gravações telefônicas feitas na Operação Monte Carlo, que revelou conversas entre o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) e Carlinhos Cachoeira. Enquanto isso, observou que a imprensa “divulga fatos todos os dias desta operação”.
- Os ditos envolvidos nada sabem sobre o jogo do bicho, mas praticamente em todas as cidades brasileiras existe o jogo do bicho sendo feito com a maior tranquilidade. Talvez esta CPI mista (destinada a investigar desvios revelados nesta operação da Polícia Federal) possa esclarecer os fatos – comentou.
13/04/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Acir Gurgacz diz que solução para o 'apagão' energético virá de Rondônia
Acir Gurgacz alerta para incêndios nas florestas de RO
Acir Gurgacz alerta para necessidade de superar o gargalo logístico do agronegócio
Acir Gurgacz faz apelo por licenciamento ambiental para obras da BR-319 em Rondônia
Acir Gurgacz agradece ao governo federal por obras em Rondônia
Acir Gurgacz critica paralisação de obras rodoviárias em Rondônia