Acir Gurgacz alerta para incêndios nas florestas de RO




O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) alertou nesta quarta-feira (18) para os incêndios nas florestas de Rondônia. Ele disse que a fumaça decorrente desses incêndios causa problemas de saúde e aumenta o número de acidentes nas rodovias. O senador assinalou que há alguns anos a fumaça vinha de queimadas irregulares, mas agora, garante, a seca é a grande responsável.

- Com a vegetação tão seca, pequenos focos de incêndios acidentais ganham proporções assustadoras. Eu pude perceber pessoalmente isso no final da semana passada, viajando sobre o estado com o presidente Lula. Vimos o fogo se alastrando, queimando por baixo na vegetação, um fogo difícil de combater, ainda mais pelos bombeiros do meu estado, que não são equipados para esse tipo de trabalho - observou.

Acir Gurgacz disse que, por dois meses, o cenário de Rondônia muda radicalmente, ficando imerso em fumaça. Segundo ele, a baixa visibilidade aumentou em 20% o número de acidentes nas rodovias em comparação ao ano passado. O senador também disse que muitos dos incêndios na beira das estradas são causados por pontas de cigarro atiradas pelos motoristas e acabam atingindo proporções incontroláveis.

- Até mesmo garrafas de vidro jogadas às margens das estradas acabam se transformando em uma espécie de lente que amplia a temperatura dos raios solares e causa a queima da vegetação já ressecada. Hoje pela manhã, o aeroporto de Porto Velho estava fechado para pouso e decolagem. Outra questão que agrava ainda mais o problema é que o governo do estado não trabalha com planejamento - acrescentou.

O senador salientou que nada é feito, apesar do governo saber a época do ano de maior risco e que não tem os equipamentos necessários para enfrentar os incêndios acidentais, nada é feito para prevenir. Gurgacz solicitou ao governo federal que reequipe o Corpo de Bombeiros de Rondônia para o combate a esse tipo de incêndio.

Fichas sujas

Acir Gurgacz ainda voltou a salientar a necessidade de cada eleitor se informar e analisar bem os candidatos, como forma de expulsar dos cargos públicos os políticos ficha-suja. Ele rebateu as alegações de que é difícil para o eleitor acompanhar toda a propaganda política e ainda pesquisar a vida dos candidatos. Para o senador, dá muito mais trabalho tirar o mandato de um político ficha-suja do que impedir que ele assuma um mandato.



18/08/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Acir Gurgacz diz que estrangeiros querem preservar florestas brasileiras por interesse econômico

Acir Gurgacz alerta para 'apagão estrutural' com atrasos em obras do PAC

Acir Gurgacz alerta para necessidade de superar o gargalo logístico do agronegócio

Acir Gurgacz pede solução para recuperação da BR-319

Acir Gurgacz pede PAC para estradas vicinais rurais

Acir Gurgacz pede prioridade para a educação no Brasil