Acir Gurgacz critica má gestão da educação pública no Brasil




O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) afirmou, em discurso nesta quinta-feira (27), que a má gestão dos recursos públicos aplicados na educação é a principal causa da baixa qualidade do ensino oferecido à população.

O parlamentar disse que o Brasil tem uma relação professor/funcionário na área de educação muito acima da existente nos países desenvolvidos, acrescentando que dos 5 milhões de funcionários do setor, 3 milhões estão longe das salas de aula.

Baseando-se em dados citados pelo articulista Gustavo Ioschpe, publicados pela revista Veja, Acir Gurgacz observou que se a relação professor/funcionário no Brasil fosse a mesma verificada nos países desenvolvidos, haveria no país 706 mil funcionários fora da escola e não os 3 milhões que existem atualmente.

- Considerando estes dados, somos forçados a pensar numa reforma estrutural na educação brasileira - disse.

Mesmo manifestando seu apoio às criticas que representantes de professores fizeram recentemente ao projeto de lei do governo federal que cria o Plano Nacional de Educação, em razão do reduzido montante de recursos destinados ao setor, Acir Gurgacz admitiu que o projeto pode se constituir em "grande ferramenta de transformação social".

Em sua avaliação, as propostas de controle social, de monitoramento das metas e de premiação das iniciativas bem sucedidas para todos os níveis, modalidades e etapas educacionais contidas no projeto, representam um grande avanço no sentido de melhorar a gestão na educação pública no Brasil.



27/10/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Acir Gurgacz pede prioridade para a educação no Brasil

Acir Gurgacz critica paralisação de obras rodoviárias em Rondônia

Acir Gurgacz critica ação 'autoritária' do Ibama em Rondônia

Acir Gurgacz defende investimento em educação profissional

Acir Gurgacz defende investimentos prioritários na educação

Acir Gurgacz critica restrições à pulverização aérea de agrotóxicos em lavouras