Acir Gurgacz defende programa para atender usuário do crack



O uso do crack vem aumentando no país, atinge todas as classes sociais e já está presente nas pequenas cidades, para o desespero das famílias. O alerta foi feito nesta sexta-feira (19) pelo senador Acir Gurgacz (PDT-RO), que defendeu a imediata adoção de um programa destinado a atender o usuário da droga.

- O crack entrou sorrateiramente em praticamente todos os rincões do país, atacando silenciosamente as bases de algumas famílias brasileiras. Mais conhecido como "a pedra da morte", o crack tem que ser encarado como um problema de saúde e não apenas uma questão policial - resumiu o senador.

Entre as providências para enfrentar o problema, ele citou oferta de internação gratuita aos usuários da droga, extensão do tratamento do crack para as pequenas cidades e conscientização do risco do uso da droga - a ser feita nas escolas, associações, igrejas, entre outros centros. Também defendeu a atenção especial às famílias ao usuário como uma das providências para atender aos drogados.

Acir Gurgacz informou que o crack é tão forte que tem o poder de viciar o usuário em uma única experiência. Ele se mostrou preocupado já que a droga vem sendo usada pelas populações mais jovens.

- Adolescentes, pré-adolescentes e crianças estão sendo levados a conhecer o crack e tornam-se vítimas imediatamente - ou acabam morrendo, debilitadas pela droga, ou são usadas pelo tráfico, como 'aviões', como 'soldados' ou simplesmente como 'bucha de canhão' em uma guerra suja - alertou o parlamentar.

19/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Acir Gurgacz defende programa nacional para melhoria de estradas vicinais

Acir Gurgacz apoia internação compulsória para dependentes de crack

Assistência à saúde dos usuários de 'crack' deve ser ampliada, diz Acir Gurgacz

Acir Gurgacz pede participação da sociedade no Plano Nacional de Combate ao Crack

Acir Gurgacz pede criação de programa para melhoria de estradas vicinais

Acir Gurgacz defende políticas estruturantes para agricultura familiar