Acir Gurgacz diz que candidatos a presidente não vão à Região Norte
O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) lamentou, em pronunciamento nesta quarta-feira (11), a baixa frequência de visitas de candidatos a presidente à Região Norte do país. Ele citou reportagem publicada no jornal Folha de S. Paulo, no fim de semana passado, segundo a qual os três principais candidatos foram à região apenas quatro vezes, ao passo que fizeram 37 visitas a São Paulo e 22 a Minas Gerais.
- Espero realmente que isso não signifique uma desconsideração aos 10 milhões de eleitores e 25 milhões de habitantes da região - afirmou o parlamentar.
O representante rondoniense destacou a atividade econômica da região, que segundo ele responde por 5% do Produto Interno Bruto (PIB), superando R$ 133 bilhões. Acrescentou que seu estado colabora com 12% da arrecadação da região. As mais de 500 indústrias instaladas na Zona Franca de Manaus, que garantem 300 mil empregos diretos, faturaram US$ 24 bilhões no ano passado, segundo Acir Gurgacz.
- A Região Norte pode, deve e precisa ter um tratamento diferenciado dentro do novo governo federal - afirmou o senador.
Acir Gurgacz afirmou ser preciso considerar a região Norte não apenas com olhos preservacionistas, mas também reforçar ações que visem ao desenvolvimento sustentável. Para ele, é preciso elevar a qualidade de vida, aumentando o alcance do saneamento básico, o nível de emprego, os bons salários e a oferta de saúde e de educação.
O parlamentar pediu, por fim, que o desenvolvimento econômico gerado em Porto Velho com a construção das usinas do Rio Madeira tenha continuidade, diferentemente de outros ciclos de desenvolvimento ocorridos no estado.
11/08/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Acir Gurgacz é eleito presidente da CRA
Sarney comunica pessoalmente posse do senador Acir Gurgacz ao presidente do STF
Sibá faz balanço do encontro do presidente com políticos da Região Norte
Oito senadores da Região Norte querem governar seus estados e um é candidato a vice-presidente
Acir Gurgacz cobra a recuperação da BR-319
Acir Gurgacz abre reunião da CRA