Acir Gurgacz: eleitor tem chance imperdível de se livrar dos 'fichas-sujas'
O eleitor não pode deixar apenas nas mãos das autoridades a decisão de afastar os "fichas-sujas" da política, afirmou nesta terça-feira (17) o senador Acir Gurgacz (PDT-RO). Em pronunciamento no Plenário, ele recomendou aos brasileiros que assistam aos programas do horário eleitoral nas emissoras de rádio e TV, de hoje a 28 de setembro, e façam as devidas verificações com a ajuda da internet, para checar o passado e as promessas dos candidatos.
- Muito se fala hoje em dia, nos noticiários e nas revistas, sobre dossiês que um partido faria de outro, como um aspecto negativo, mas o eleitor pode e deve fazer esse levantamento da vida dos candidatos - afirmou.
Na avaliação do parlamentar, não há mais desculpa para votar em alguém que tem ficha suja, "pois os mecanismos de levantamento de informações estão muito mais próximos e disponíveis para cada cidadão brasileiro". Ele disse que quem não tem computador pode acessar as informações de uma lan house e quem não sabe usá-lo deve recorrer à ajuda de um amigo ou parente, a fim de ter em mãos todas as informações sobre o candidato.
Chance
Gurgacz disse que Rondônia é um dos estados com maior número de candidatos "fichas-sujas" do país e que as eleições de outubro trazem uma "chance imperdível" de modificar as coisas. Para tanto, acrescentou, é preciso que o eleitor avalie quem merece e quem não merece sua confiança.
As ferramentas à disposição do eleitor - para conferir se o candidato cumpre suas promessas e se os ataques aos adversários fazem sentido - exigem dos políticos, na avaliação do senador, um cuidado muito maior. Gastar mal o horário eleitoral, opinou, significa um verdadeiro "tiro no pé" para o candidato, já que tudo o que ele falar na TV ou no rádio pode ser conferido e avaliado.
17/08/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Garibaldi: cabe ao Parlamento legislar sobre "fichas sujas"
Mozarildo: Jefferson Péres foi o primeiro a lutar conta os 'fichas sujas'
Marinor Brito: 'Maioria dos fichas-sujas foram barrados nas urnas'
De Demóstenes Torres a Ayres Britto e Lewandowski: 'Não se intimidem' por suas posições contra os fichas-sujas
Cidadãos têm nova chance de obter segunda via do título de eleitor neste fim de semana
Acir Gurgacz cobra a recuperação da BR-319