Acir Gurgacz manifesta apoio à política de longo prazo para valorização do salário mínimo
O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) manifestou seu apoio à política de longo prazo do governo federal para valorização do salário mínimo. O parlamentar afirmou nesta quinta-feira (15) que a discussão sobre o reajuste do salário mínimo deve levar em conta "a manutenção e a elevação do poder de compra do trabalhador, e não simplesmente seu aumento de valor numerário".
- Não adianta ficarmos aqui discutindo o acréscimo de quatro pãezinhos por dia na mesa do trabalhador quando a questão vai muito além disso - disse Acir Gurgacz.
Para o senador, o mais importante é garantir a evolução do aumento real do salário, de forma gradativa e sustentada, "sem compromissos impossíveis de arcar".
O senador lembrou que o governo federal também conseguiu melhorar a qualidade dos serviços prestados à população brasileira, na saúde, na educação e no transporte público, o que é um ganho indireto para o trabalhador.
Ele disse que o aumento do salário mínimo acima do crescimento da economia provoca o mesmo efeito do aumento da carga tributária, que é o repasse adiante do custo desse aumento.
- De pouco adianta chegarmos a um salário mínimo de R$1.000,00 se ele provocar uma inflação novamente - afirmou o parlamentar, que defendeu também a redução da carga tributária como forma de aumentar a remuneração real do trabalhador.
No mesmo pronunciamento, o senador homenageou o senador Darcy Ribeiro, um dos fundadores de seu partido, cuja morte completou 14 anos nesta quinta-feira.
17/02/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Dilma vai enviar ao Congresso política de longo prazo para reajuste do salário mínimo
Governo mantém política de valorização do salário mínimo para 2011
Relatório da OIT destaca política brasileira de valorização do salário mínimo
Paim pede prorrogação da política de valorização do salário mínimo
Inácio Arruda defende política de valorização do salário mínimo
Renan Calheiros considera inédita política de valorização do salário mínimo