Acir Gurgacz prega mudanças no sistema educacional brasileiro
O senador Acir Gurgacz (PDT-RO), em discurso nesta quinta-feira (1º), afirmou ser necessário pensar a educação no Brasil de forma séria e eficiente, especialmente agora, com o atual momento eleitoral vivido no país. Segundo o parlamentar, seja quem for o eleito, deve assumir o compromisso de corrigir distorções no sistema educacional brasileiro.
Nesse sentido, o senador citou matéria publicada pela revista Veja desta semana, com um conjunto de propostas que será encaminhado aos candidatos à Presidência da República. Educadores se uniram e criaram um relatório detalhando algumas medidas necessárias para melhorar a educação no Brasil. Ele convocou os profissionais de educação de todo o país a avaliarem as propostas e se unirem aos 80 consultados pela revista.
De acordo com o texto publicado e lido por Acir Gurgacz, uma primeira medida a ser adotada para a melhoria da educação brasileira seria a criação da Lei de Responsabilidade Educacional, com punições às secretarias de Educação que fizessem mau uso dos recursos e prêmios àquela que apresentasse os melhores resultados; a criação de um Currículo Nacional Unificado, desenvolvido pelo Ministério da Educação, que seria em sua opinião uma espinha dorsal, educacional, referência e padrão para as escolas brasileiras.
Também se sugeriu a flexibilização do ensino médio, a exemplo do que existe nos Estados Unidos e em países europeus; além da ampliação da autonomia dos diretores de escolas, que hoje são fadados a tratar de assuntos administrativos, como merenda e material escolar, e não com o que está ocorrendo na sala de aula.
Outra proposta da revista, citou ainda o senador, é a mudança no padrão de formação de professores. Assim como o MEC precisa criar um currículo padrão para as escolas, precisa estabelecer linhas práticas para a formação desses profissionais, que atualmente têm mais contato com teorias cheias de ideologias do que com a formação prática para dar aulas.
Ele também mencionou a importância de premiar bons professores, seguindo modelos que hoje são aplicados em São Paulo e em Pernambuco, para atrair profissionais para a carreira; e a ampliação do tempo de permanência dos estudantes nas salas de aula.
- Acredito realmente que o Plenário do Senado é o local perfeito para levantar esse debate, apresentar propostas e gerar a discussão em todo o país, através da televisão e da internet - disse o senador.
01/07/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Acir Gurgacz defende investimentos para remodelar sistema educacional
Gurgacz lamenta mortes no Rio de Janeiro e propõe mudanças no sistema educacional
Acir Gurgacz defende mudanças na legislação ambiental
Investimento na Amazônia elevará IDH brasileiro, diz Acir Gurgacz
Acir Gurgacz apoia novo Código Florestal: ‘Mudanças da Câmara são legítimas’
Flexa Ribeiro vê quadro grave no sistema educacional brasileiro