Acir Gurgacz apoia novo Código Florestal: ‘Mudanças da Câmara são legítimas’



A sanção integral, pela presidente da República, Dilma Rousseff, do texto do novo Código Florestal foi defendida nesta terça-feira (9) pelo senador Acir Gurgacz (PDT-RO). Ele afirmou em Plenário que o texto final, do deputado Paulo Piau (PMDB-MG), “tem legitimidade”, assim como o texto substitutivo anteriormente aprovado pelo Senado, dos senadores Luiz Henrique (PMDB-SC) e Jorge Viana (PT-AC). Gurgacz disse também que a Câmara manteve 90% do texto proveniente do Senado, para ele “equilibrado”, e que é preciso respeitar a decisão das duas Casas Legislativas.

- É legítima a mudança que a Câmara fez. Nós não podemos trazer agora para a Câmara e o Senado esse ‘cabo de força’. No Senado, conseguimos romper o ‘cabo de força’ entre ambientalistas e ruralistas. Fizemos um texto equilibrado, amplamente discutido e debatido pelo Congresso. O que não podemos é ficar nesta situação de insegurança jurídica – afirmou Gurgacz, asseverando que o texto “deve atender à população brasileira”.

O senador também disse apoiar, além da sanção do texto aprovado na Câmara, o Projeto de Lei do Senado 123/2012, de Luiz Henrique e Jorge Viana, que dispõe sobre as chamadas “áreas consolidadas” dentro das Áreas de Preservação Permanente (APPs) e sobre as Reservas Legais. E ainda, de forma complementar, se necessário, a edição de medida provisória que possa regulamentar a proteção, utilização e recuperação de APPs.

Acir Gurgacz defendeu ainda a aprovação do PLC 80/2011, que aguarda inclusão na pauta do Plenário. O projeto obriga empresas de beneficiamento e comércio de laticínios a informar aos produtores de leite o valor pago pelo produto até o dia 25 de cada mês e proíbe a diferenciação de preços entre produtores. Segundo ele, o projeto é importante para os produtores de leite de Rondônia e de todo país.



09/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Acir Gurgacz pede definição sobre o novo Código Florestal

Acir Gurgacz pede equilíbrio na análise do novo Código Florestal

Acir Gurgacz pede votação rápida do novo Código Florestal

Para Acir Gurgacz, novo Código Florestal atende aos interesses de todos

Acir Gurgacz defende aprovação do texto do novo Código Florestal e critica ONGs

Jorge Viana e Acir Gurgacz dizem que novo Código Florestal vai trazer ‘segurança jurídica’ ao campo