Gurgacz lamenta mortes no Rio de Janeiro e propõe mudanças no sistema educacional




O senador Acir Gurgacz (PDT-RO), em discurso nesta quinta-feira (7), lamentou a tragédia ocorrida em uma escola pública no Rio de Janeiro, em que 11 crianças foram mortas por um atirador.

- O Brasil tem motivos para chorar junto com essas mães que tiveram seus filhos assassinados no Rio de Janeiro - afirmou.

Acir Gurgacz pediu uma reflexão sobre o sistema educacional brasileiro, que, para o senador, é "descuidado e massificante". Em sua avaliação as turmas escolares costumam ser grandes demais e a escola não olha para o aluno da forma como deveria.

- Precisamos dar atenção humana aos nossos alunos. E isso será possível com turmas menores - disse.

O senador chamou a atenção também para o ensino médio, que "tem classes com 50 ou 60 alunos".Gurgacz disse que, nesse período, o êxodo escolar aumenta.

O senador também afirmou que muitos crimes têm um ponto em comum: são cometidos por "gente aparentemente comum, que só depois dos crimes se revelam portadores de distúrbios mentais".

- O fato de muitos desses assassinos retornarem ao local de estudo, nos leva a crer que os traumas surgem na escola. Precisamos tentar alguma saída com muita urgência - declarou.

O parlamentar ainda criticou o mercado negro de armas no Brasil e disse que "com pouco dinheiro é possível comprar armas e munição". Gurgacz pediu que a mídia e as autoridades "não percam tempo com caça às bruxas e com discussões inócuas". Para o senador, é preciso encontrar meios para "diminuir a possibilidade de tragédias assim voltarem a ocorrer".

O senador manifestou solidariedade às famílias das vítimas e também à família do autor dos disparos.

- Temos de olhar Wellington Menezes de Oliveira não como culpado, mas como mais uma vítima. O sistema é bruto e embruteceu este menino. O sistema precisa se dobrar ante os homens de bem e não o contrário - afirmou.



07/04/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Acir Gurgacz prega mudanças no sistema educacional brasileiro

Acir Gurgacz defende investimentos para remodelar sistema educacional

Ana Amélia lamenta mortes por chuva no Rio Grande do Sul

Mortes sob tortura são tema de audiência no Rio de Janeiro

BENEDITA CRITICA MORTES EM MATERNIDADES NO RIO DE JANEIRO

Papaléo lamenta mortes de figuras populares do Amapá