Acir Gurgacz registra participação em congresso do PDT e defende reformas de base



Em discurso nesta segunda-feira (26), o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) registrou sua participação no 5º Congresso Nacional do PDT, realizado em Brasília na semana passada. Na ocasião, informou o senador, os integrantes debateram as reformas de base que consideram necessárias para o Brasil.

Segundo informou Gurgacz, cerca de 1,5 mil militantes participaram do encontro apresentando “as principais demandas da sociedade”. Foram debatidos temas como educação, saúde e seguridade social, economia, infraestrutura urbana e rural, trabalho, emprego e renda, ciência, tecnologia e energia renováveis, agricultura e meio ambiente, esporte, cultura, turismo e lazer, comunicação, direitos humanos e cidadania, segurança pública e organização partidária e reforma política brasileira.

- A síntese deste esforço coletivo reforça a necessidade de uma ampla reforma política. Não apenas de uma reforma eleitoral, mas de reformas de base do Estado brasileiro, das instituições e, principalmente, dos políticos, dos gestores públicos. O PDT discutiu as suas propostas para essa reforma, mas entende que ela deve ocorrer com ampla participação popular – disse.

Para Gurgacz, o PDT saiu “renovado e fortalecido” de mais um congresso nacional. O senador informou ainda que o partido decidiu por lançar candidaturas próprias para o governo da maioria dos estados. No evento, disse o senador, já foram lançadas as pré-candidaturas do deputado federal Miro Teixeira (governo do Rio de Janeiro), do deputado federal Vieira da Cunha (governo do RS), do deputado estadual Major Olímpio Gomes (governo de SP), do deputado distrital Antonio Reguffe (governo do DF ou Senado), do deputado estadual Marcelo Nilo (governo da Bahia) e de Waldez Góes (governo do Amapá).

- O PDT se orgulha de participar, nos últimos anos, do governo Lula e do governo Dilma, garantindo avanços sociais e trabalhistas. Mas queremos mais avanços, queremos mais políticas públicas para nossa gente, queremos escolas em tempo integral, queremos mais garantias para o trabalho sem discriminação, queremos mais investimentos em ciência e tecnologia, queremos o nosso projeto de nação – disse Gurgacz antes de informar que uma candidatura própria à Presidência da República também é uma opção do PDT.



26/08/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Acir Gurgacz defende participação do Brasil na Força de Paz da ONU no Haiti

Em pronunciamento no Congresso, Jango defende reformas de base

Acir Gurgacz: reforma tributária é a 'mãe de todas as reformas'

Acir Gurgacz relata indícios de participação estrangeira nos conflitos em Jirau

Acir Gurgacz registra aniversário de emancipação de Ji-Paraná

Acir Gurgacz registra inauguração de terminal hidroviário