ACM ABRE EXPOSIÇÃO "CEM ANOS DE CANUDOS" NA BIBLIOTECA DO SENADO
O presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, inaugurou na tarde de hoje (dia 7) a exposição de documentos históricos "Cem Anos da Guerra de Canudos", organizada em conjunto pelas Bibliotecas e Arquivos das duas Casas do Congresso Nacional, e que coloca à disposição dos pesquisadores e do público novos documentos inéditos a respeito do episódio e especialmente sobre a posição do Legislativo nos acontecimentos.
Antonio Carlos Magalhães disse que a exposição, aberta aos interessados no saguão da Biblioteca do Senado Federal, é uma expressiva contribuição da Casa à cultura nacional e à interpretação de um dos episódios mais marcantes da história do país.
- A exposição revela a participação do Congresso em Canudos, direta e indiretamente, inclusive para a manutenção das tropas e para as pensões dos que ficaram inutilizados e das viúvas de soldados e de pessoas de Canudos, numa demonstração de competência da sua área de Biblioteca - afirmou.
O coordenador da exposição, senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE), que também é autor do ensaio O Beato, o Devoto e o Soldado - Lembrando Canudos, ressaltou a importância histórica da divulgação de documentos inéditos, listados em catálogo editado pelo Senado para facilitar a consulta, e o lançamento, realizado no mesmo evento, do livro O Rei dos Jagunços, de Manoel Benício, em edição fac-similar do original de 1899. O volume faz parteda Coleção Memória Brasileira, editada pelo Senado.
Compareceram à inauguração senadores, funcionários das duas Casas do Congresso e os professores Marco Antonio Villa, da Universidade de São Carlos, e Renato Ferraz, da Universidade da Bahia, estudiosos da Guerra de Canudos, e ainda Celso Silva Fonseca, da Universidade de Brasília, autor da introdução à edição de O Rei dos Jagunços.
07/10/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
ACM ABRE EXPOSIÇÃO DOS 500 ANOS NO SENADO
Senado abre exposição em homenagem aos 50 anos de Brasília
Senado abre exposição sobre 70 anos do voto feminino
Exposição sobre 25 anos da Constituição abre atividades culturais do Senado em 2013
Senado edita revista, lança publicação multimídia e abre exposição para celebrar 50 anos de Brasília
Sarney inaugura exposição sobre os 200 anos da Biblioteca Nacional