ACM acredita em "terceira via" no Senado



O presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, confirmou nesta segunda-feira (dia 5) que o adiamento da reunião da bancada do PFL na Casa servirá às articulações para consolidar o surgimento de uma "terceira via" para a sucessão do cargo que ocupa. Embora tenha confessado sua simpatia pelo candidato da oposição, senador Jefferson Péres (PDT-AM), a quem definiu como um "representante da linha da moralidade", Antonio Carlos disse que o nome escolhido poderá ser outro.

- O senador é digno de ter o nosso voto. Entretanto, devo dizer que o partido vai votar unido, da forma que lhe for mais conveniente. Poderá ser Jefferson Péres, mas também poderá ser uma nova candidatura que vai surgir, uma terceira via - esclareceu.

Antonio Carlos não quis adiantar nomes, mas disse que há vários em exame, e garantiu que o escolhido reunirá condições de representar a maioria da Casa. Disse ainda que as alternativas são figuras "que podem ser aplaudidas pela Nação e dar um cunho de moralidade pública ao Senado, porque como está, a situação ficará muito feia para o Brasil, se for eleito o candidato do PMDB".

O senador aprovou a possível participação do vice-presidente Marco Maciel nos entendimentos:

- Ele é um homem de conciliação, tem demonstrado grande fidelidade ao presidente da República, mas também tem o interesse partidário de que nos saiamos bem nas duas Casas; a vontade dele é conseguir a conciliação em função de um bom nome.

05/02/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim acredita em unanimidade do Senado a favor dos aposentados

Lúdio acredita em fase mais produtiva no Senado

Garibaldi diz que acredita que será o novo presidente do Senado

Renan acredita em sua absolvição pelo Plenário do Senado

Tião Viana diz que acredita na integridade da Polícia do Senado

CCJ analisa terceira versão da reforma Administrativa do Senado