Garibaldi diz que acredita que será o novo presidente do Senado



O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), pré-candidato à Presidência do Senado Federal, afirmou há pouco em entrevista à imprensa que acredita que será o novo presidente do Senado Federal.

- Acredito que na quarta-feira, se Deus quiser, vocês me verão ali. Tenho a experiência necessária, a experiência que se requer numa hora como essa, de crise, de desafio, tudo isso que se houve hoje em relação ao Senado da República - disse Garibaldi.

O senador afirmou que o que lhe proporciona essa confiança, além da crença na qualidade do trabalho que desenvolveu ao longo de sua carreira política, são as manifestações de solidariedade que tem recebido dos outros parlamentares.

- Eles são coerentes. Não vão me dizer uma coisa ontem e amanhã me dizer outra. Não podemos admitir que um senador possa vir a ser traído por seus colegas. Não acredito que alguém do Senado queira se prestar a esse papel - afirmou ele.

Questionado por um jornalista sobre como pretende se posicionar em relação à votação da proposta de emenda à Constituição (PEC 89/2007) que prorroga a cobrança da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) até dezembro de 2011, Garibaldi afirmou que pretende se empenhar para que o processo seja concluído o quanto antes.

- Não sei se isso vai levar alguém a entrar para a história, mas vai haver uma história da CPMF. Quero que ela seja contada em relação a mim da seguinte forma: "Garibaldi Alves assumiu a Presidência do Senado e, nos poucos dias em que assumiu, foi votada uma medida importante como a CPMF' - disse.

Ele ressaltou que isso não significa agir de acordo com os interesses do Palácio do Planalto.

- Tudo o que o presidente enviar tem que ser votado, claro. E aí cabe às bancadas se organizarem para ver quem ganha. Como presidente, eu vou organizar a pauta - disse.

Em relação aos outros candidatos declarados do PMDB - Valter Pereira (MS) e Neuto de Conto (SC) - Garibaldi negou que o partido esteja dividido. Por contar com a maior bancada do Senado, o PMDB tem a prerrogativa de indicar o candidato à Presidência.

Garibaldi Alves disse ainda que pensa no Senado como uma "instituição ferida, não ferida de morte, mas que precisa se recuperar, se soerguer no conceito da opinião pública do país".



04/12/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ministro Luiz Fux acredita que o novo CPC será aprovado pelo Senado ainda nesta legislatura

Garibaldi acredita que será o indicado do PMDB

Garibaldi acredita que encontro sobre reajustes dos aposentados será uma "reunião proveitosa"

Eleição do novo presidente do Senado será nesta quinta-feira às 14h30

Eliseu Resende acredita que novo Plano Nacional de Viação será lei em 45 dias

Presidente do Banco Central acredita que inflação será menor nos próximos três meses