ACM agradece a Palocci providências para financiar a produção de cacau



O senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) agradeceu ao ministro da Fazenda, Antonio Palocci, providências no sentido de liberar o financiamento necessário aos produtores de cacau da Bahia. Segundo ele, a próxima reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovará os créditos necessários para os 1.200 produtores que já têm suas propostas de financiamento em carteira do Banco do Brasil.

Segundo Antonio Carlos, há na região sul da Bahia cerca de 200 mil desempregados, mas, com a volta da lavoura cacaueira, esse panorama se transformará. Ele lembrou que a produção de cacau esteve em crise durante quase uma década, mas agora existem condições práticas para uma retomada da atividade, caso se materialize o financiamento necessário.

O senador pela Bahia alertou para a necessidade de garantir que o Banco do Brasil não crie entraves burocráticos na liberação do financiamento que beneficiará pequenos e médios produtores.

Conforme Antonio Carlos, agora que a Bahia caminha rapidamente para a industrialização, com a instalação da montadora Ford e, recentemente, da Hyundai, fábrica de automóveis e utilitários da Coréia do Sul, a atividade do cacau não é mais tão importante quanto há alguns anos atrás, quando representava 60% da atividade econômica do estado.

Ele lembrou, no entanto, que o cacau continua sendo a principal lavoura do estado, sendo relevante como atividade econômica principalmente por empregar muita mão-de-obra.

- A bancada da Bahia no Senado e na Câmara, que tanto batalharam por esses financiamentos, está bastante contente - disse o senador.



28/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa agradece a ministro providências para recuperar rodovias do Piauí

César Borges pede solução para a crise na produção de cacau

Flexa Ribeiro encerra audiência pública sobre produção de cacau no Pará

Comissão vai debater entraves à produção de cacau

Alvaro Dias pede providências contra quebra de sigilo do caseiro que acusa Palocci

Ministério da Cultura abre amanhã inscrições para financiar produção de filmes