Alvaro Dias pede providências contra quebra de sigilo do caseiro que acusa Palocci



Ao discursar em Plenário nesta segunda-feira (20), o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) lamentou o vazamento de informações acerca do sigilo bancário do caseiro Francenildo Santos Costa, o Nildo, que acusa o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, de ter freqüentado a mansão em Brasília chamada de "República de Ribeirão Preto". O senador disse que o Congresso deve tomar providências contra esta "afronta à Constituição federal".

Alvaro Dias ressaltou que a exposição da privacidade de Nildo desrespeita a Constituição e é "resultante de um comportamento fascista, reacionário e covarde". O senador afirmou que o vazamento das informações foi uma tentativa frustrada de desqualificar o depoimento do caseiro Nildo à Comissão Parlamentar de Inquérito dos Bingos.

Na opinião do senador, o Congresso Nacional deve exigir providências contra aqueles que "quebraram ilegalmente o sigilo bancário de um trabalhador simples".

- O governo quer de qualquer maneira esconder os fatos e blindar o ministro Palocci para sustentá-lo no cargo - atacou o senador.

Alvaro Dias disse ainda que a Caixa Econômica Federal tem responsabilidade sobre o acontecimento. O senador sugeriu que os responsáveis pelo vazamento das informações bancárias sejam acionados judicialmente pelo crime. Ao defender a citação do ministro Palocci no relatório final da CPI dos Bingos, Alvaro Dias afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva "não tem mais condições de manter Palocci" como ministro da Fazenda.

O senador aproveitou para informar que a oposição encaminhou à CPI um requerimento que solicita à Polícia Federal a abertura de inquérito para investigar as atividades praticadas na mansão em Brasília conhecida como "República de Ribeirão Preto".

- Pouco importa a vida privada de Palocci. O que interessa nesse momento é a conexão entre o ministro e os empresários, os lobistas e os traficantes de influência que, vindos de Ribeirão Preto, se instalaram e se organizaram em Brasília para exercitar operações desonestas à margem do interesse público - afirmou Alvaro Dias.

Em aparte, o senador Mão Santa (PMDB-PI) apoiou o pronunciamento do colega paranaense.



20/03/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tião Viana pede quebra de sigilo de caseiro, oposição reage e pede quebra de sigilo de Okamotto e filho de Lula

Alvaro Dias solicita à Receita Federal dados sobre a quebra de sigilo fiscal de caseiro

Caixa promete divulgar investigação sobre quebra ilegal de sigilo do caseiro em 15 dias

Álvaro Dias tenta reverter liminar contra quebra de sigilo de Eurico Miranda

Antero pede a Lula informação sobre a data em que soube da quebra de sigilo de caseiro

ARRUDA PEDE PROVIDÊNCIAS DO SENADO SOBRE QUEBRA DE SIGILO EM INQUÉRITO