Brasil está entre os países mais perigosos para a imprensa



Em 2010, 105 jornalistas foram assassinados em 33 países. Nos últimos cinco anos, 529 profissionais de imprensa foram vítimas de violência em decorrência do trabalho. Segundo a organização não governamental Campanha Emblema de Imprensa (PEC, na sigla em inglês) a América Latina é o lugar mais perigoso no mundo para a imprensa atuar, com 35 mortos apenas em 2010. Os dados estão em relatório da organização divulgado nesta segunda-feira (27).

Entre os locais que mais matam jornalistas no mundo, a Ásia vem em segundo, com 33, e a África, em terceiro, com 14 mortos. No Oriente Médio, 11 profissionais foram mortos e, na Europa, 12 jornalistas foram assassinados em 2010.

De acordo com o relatório da organização, dois profissionais de imprensa são mortos, em média, por semana no mundo. Mas 2010 foi classificado como um ano melhor em comparação a 2009, que registrou 122 jornalistas assassinados incluindo um massacre nas Filipinas. Em 2010, porém, foram registradas mais mortes do que em 2008, quando 91 profissionais morreram.

O secretário-geral da PEC, Blaise Lempen, comparou os assassinatos de jornalistas a “uma epidemia sem cura”. De acordo com Lempen, a comunidade internacional precisa buscar mecanismos para conter o avanço desses crimes contra os profissionais de imprensa.

O México e o Paquistão são considerados os países mais arriscados. Na América Latina, os campeões em assassinatos de jornalistas são México, Honduras, Colômbia e Brasil. Pelos dados do relatório, no México e Paquistão 14 jornalistas foram mortos ao longo deste ano. Em Honduras, houve nove casos, no Iraque, oito, e nas Filipinas seis profissionais foram assassinados.

Na Rússia, foram registrados cinco assassinatos. Na Colômbia, quatro, assim como no Brasil e na Nigéria. Somália, na Indonésia e no Nepal registraram três jornalistas assassinados.

De acordo com a PEC, durante o período 2006-2010 o Iraque superou o mundo como o país mais perigoso, com 127 jornalistas mortos.


Fonte:
Agência Brasil



27/12/2010 16:46


Artigos Relacionados


ACM: "Brasil está entre os países mais corruptos do mundo"

Brasil está entre os países que mais apoiam agricultura familiar na América Latina

Brasil está em 11º lugar entre países onde jornalistas sofrem mais violência

Brasil está entre os países com maior burocracia nos negócios, apura Bird

Brasil está entre os dez países com o maior número de partos prematuros, aponta OMS

Mantega: Brasil está mais preparado que os países ricos para enfrentar a crise financeira