ACM cobra realização de homenagens a JK



O senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) cobrou nesta terça-feira, em plenário, a realização de homenagens ao centenário de nascimento do presidente Juscelino Kubitschek, a ser comemorado em 2002. Ainda em setembro do ano passado, durante uma sessão de homenagens pela morte da filha de Juscelino, Márcia Kubitschek, Antonio Carlos, então presidente do Senado, apresentou requerimento propondo que o Congresso Nacional promovesse uma sessão comemorativa do centenário.

Juscelino governou o Brasil entre 1956 e 1960, e foi o responsável pela construção de Brasília. Célebre também pelo estilo desenvolvimentista de sua administração, segundo Antonio Carlos, Juscelino deve ser considerado um dos grandes presidentes que o Brasil teve nos últimos anos.

O parlamentar afirmou que o Senado deve realizar não uma, mas várias homenagens a Juscelino, senador cassado pela ditadura militar, em 1964. Morto em 1976, JK é lembrado ainda por medidas arrojadas, como a instalação da indústria automobilística.

Segundo o senador Edison Lobão (PFL-MA), que presidiu a sessão plenária desta terça-feira, o requerimento, aprovado, está sendo encaminhado pelo atual presidente da Casa, Jader Barbalho (PMDB-PA). Este solicitou aos presidentes da República, Fernando Henrique Cardoso, e do Supremo Tribunal Federal, Carlos Veloso, propostas para a realização conjunta dos eventos alusivos aos cem anos de JK.

20/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovadas regras mais rígidas para realização de homenagens no Plenário

Acir Gurgacz cobra realização da reforma tributária

Gilvam Borges cobra realização da reforma política

Mão Santa cobra realização de obras do Porto de Luiz Corrêa

Alvaro Dias cobra de Dilma realização da reforma política

Suplicy cobra realização de prévias partidárias abertas para escolha de candidatos petistas