ACM, FRANCELINO E ALCÂNTARA HOMENAGEIAM TARCÍSIO MAIA



A elegância no trato, a competência e a bondade de Tarcísio Vasconcelos Maia foram elogiadas hoje (dia 13) pelo presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), ao defender o requerimento de pesar que apresentou pelo falecimento do ex-governador do Rio Grande do Norte. Antonio Carlos lembrou que essas foram as marcas de Tarcísio Maia desde estudante na Faculdade de Medicina da Bahia, onde se formou em 1939.

O presidente do Senado disse ter acompanhado de perto a vida e a carreira política de Tarcísio Maia. Primeiro, por ter sido colega de turma do irmão do ex-governador, Otávio Luiz Maia, na mesma faculdade. Depois, por terem se encontrado na Câmara dos Deputados, ainda no Palácio Tiradentes, em 1959.

- O Senado tem de se manifestar ainda por se tratar do pai do senador José Agripino (PFL-RN), estimado por todos os seus colegas, distinguido pela sua competência em todos os postos que exerceu - afirmou o senador baiano, lembrando o sofrimento do colega.

Por sua vez, o senador Francelino Pereira (PFL-MG) ressaltou que o requerimento de pesar ficava ainda mais engrandecido por ter partido do presidente do Senado. Manifestou suas condolências a Joseresa, José Agripino, Oto e Ana Silva, esposa e filhos de Tarcísio Maia. Francelino afirmou que seu desejo era estar junto à família, mas não pôde comparecer ao sepultamento, no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro.

- O senador José Agripino se dirigia a mim com as seguintes palavras: "o seu amigo Tarcísio Maia não está passando bem" -rememorou, emocionado. Disse em seguida que se sentia em falta, uma vez que queria estar presente quando da morte do amigo, olhando para ele em seus últimos instantes.

O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) lembrou que conheceu Tarcísio através de José Agripino, quando este era prefeito de Natal e ele,de Fortaleza. Ao manifestar seus pêsames, recordou que Tarcísio era também o pai do embaixador brasileiro na África do Sul, Oto Agripino Maia. Na presidência da sessão, o senador Ramez Tebet (PMDB-MS)associou-se às manifestações de pesar, em nome da Mesa.

13/04/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


PALMEIRA REVERENCIA MEMÓRIA DE TARCÍSIO MAIA

SENADO APROVA REQUERIMENTO DE PESAR PELA MORTE DE TARCÍSIO MAIA

Senado aprova voto de pesar pela morte de Tarcísio Burity

ACM RECEBE CÉSAR MAIA

BENEDITA HOMENAGEIA MEMÓRIA DE TIM MAIA

RÁDIO SENADO HOMENAGEIA TIM MAIA