ACM inaugura sede da Interlegis e destaca seu papel para consolidar cidadania e democracia



Ao lado de senadores, deputados federais, deputados estaduais, diretores e funcionários da Casa, o presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, inaugurou na manhã desta terça-feira (dia 13) a sede do programa Interlegis, uma rede de comunicação batizada de Comunidade Virtual do Poder Legislativo e que visa integrar as câmaras municipais, as assembléias legislativas e as duas Casas do Congresso Nacional, para modernizar e aprimorar a atuação dos legisladores brasileiros. A Interlegis, destacou Antonio Carlos, deverá contribuir decididamente para "aprimorar a cidadania e consolidar a democracia no país".

Com os recursos da Internet, o programa vai conectar gradualmente 5.500 casas legislativas e 60 mil parlamentares de todo o país. As assembléias legislativas e os municípios-pólo já estão recebendo os equipamentos distribuídos pelo programa. As 27 assembléias estaduais serão interligadas por rede privada e dotadas de sala multiuso, equipada com 20 microcomputadores e uma impressora, bem como instalações para realização de videoconferências. De início, 510 municípios que já aderiram ao programa receberão os equipamentos necessários à sua integração na rede.

De acordo com a diretora executiva do Centro de Informática e Processamento de Dados do Senado Federal (Prodasen), Regina Célia Peres Borges, a Interlegis deverá operar na formação de recursos humanos, organização de rotinas legislativas e administrativas, bem como no desenvolvimento de tecnologias de informação. O programa, orçado em US$ 50 milhões ganhou apoio financeiro do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e já desperta o interesse de outros países, destacou Regina ao falar na solenidade de inauguração.

O edifício sede do programa Interlegis é uma obra com três andares e um subsolo localizado ao lado do centro gráfico do Senado. De concepção moderna e funcional, o local apresenta em seu saguão de entrada um mural do artista plástico Athos Bulcão. Ao saudar a inauguração da sede da Interlegis e destacar o significado da obra para o aprimoramento da atividade legislativa brasileira, o senador Ronaldo Cunha Lima (PMDB-PB), primeiro-secretário do Senado, destacou o significado da obra para o aprimoramento da atividade legislativa brasileira e definiu a solenidade como a "concretização de um sonho". Cunha Lima, assim como a diretora do Prodasen, enfatizaram a liderança e a contribuição do presidente do Senado para a concretização do projeto.

Fortalecimento da democracia

Antonio Carlos Magalhães, ao discursar, afirmou que ele e seus colegas da Mesa do Senado estavam chegando "ao fim de um período de quatro anos de intenso trabalho e muitas realizações".

- Nesse esforço, o fortalecimento do Poder Legislativo sempre esteve entre minhas prioridades, pois sempre soube que dessa forma estaria fortalecendo a democracia e, assim fazendo, promoveria o fortalecimento do Estado brasileiro"- disse. Com essa motivação, observou, é que delegou ao Prodasen a execução do "ambicioso plano de integrar todas as casas legislativas do país".

O presidente do Senado assinalou ainda que "o Legislativo está se aperfeiçoando e, apesar de tudo, amadurecendo". Segundo ele, "estamos construindo um poder mais eficiente e ágil, cuja atuação torna-se cada vez mais transparente". Antonio Carlos chamou a atenção para o empenho da Casa em melhorar e ampliar os canais para que os eleitores se comuniquem com seus representantes.

- Com isso, o cidadão ganhou também maior acesso aos mecanismos de controle e de combate ao desperdício e sobretudo à corrupção - acrescentou, enfatizando que "a informação tem que servir à inteligência e ao aperfeiçoamento das instituições, mas tem que servir também, não para ajudar, mas para combater e erradicar a corrupção onde quer que ela se encontre".

Também estiveram presentes à solenidade o segundo-secretário do Senado, Carlos Patrocínio (PFL-TO) e os senadores Paulo Souto (PFL-BA), Romeu Tuma (PFL-SP), Bernardo Cabral (PFL-AM), Leomar Quintanilha (PPB-TO), Geraldo Althoff (PFL-SC), Lauro Campos (PT-DF), José Roberto Arruda (PSDB-DF), Mauro Miranda (PMDB-GO) e Eduardo Siqueira Campos (PFL-TO); o diretor-geral do Senado, Agaciel Maia, o prefeito de Salvador, Antonio Imbassahy e o representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Waldemar Wirsigh.

13/02/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Papel do Interlegis na construção da democracia é elogiado por José Nery

Presidente do Senado inaugura sede do Programa Interlegis

Laura Carneiro destaca papel da mulher na democracia

Eduardo destaca papel do Senado na consolidação da democracia

Valadares destaca papel do Senado no aperfeiçoamento da democracia

Cidades-sede aproveitam a Copa para consolidar turismo