Presidente do Senado inaugura sede do Programa Interlegis
Durante a solenidade, será realizada uma videoconferência com a participação de deputados estaduais das Assembléias Legislativas da Bahia, de Santa Catarina e da Paraíba e senadores que integram a atual Mesa do Senado, autora da iniciativa.
Com os recursos da Internet, o programa deverá conectar 5,5 mil Casas legislativas e 60 mil parlamentares do país. Isso será possível com a instalação de estações de trabalho, compostas de microcomputador, impressora e concentrador de acesso (equipamento para implantar rede de informática interna), em 2,5 mil câmaras municipais, no prazo de três anos. Ontem, foi iniciada a distribuição das primeiras 85 estações de trabalho em municípios de 15 estados brasileiros.
Quanto às 27 assembléias legislativas, serão interligadas por rede privada e dotadas de uma sala multiuso, equipada com 20 microcomputadores e uma impressora, que vai servir de base para treinamento de servidores e parlamentares e para desenvolver sistemas de tecnologia. Está prevista ainda a construção das chamadas Salas Interlegis, com infra-estrutura para a realização de videoconferências.
De acordo com a diretora executiva do Centro de Informática e Processamento de Dados do Senado Federal (Prodasen), Regina Célia Peres Borges, o tripé básico da Interlegis é formar recursos humanos, organizar rotinas legislativas e administrativas e desenvolver tecnologia de informação. "Trata-se de um projeto pioneiro, que vem servindo de paradigma para outros países, destinado à modernização do processo legislativo e fomento da participação da sociedade na divulgação e no acompanhamento das ações parlamentares", explicou.
Com uma área total de quatro mil metros quadrados, o prédio da Interlegis vai abrigar um setor de atendimento a parlamentares estaduais e municipais em trânsito por Brasília, com biblioteca, auditório com sistema de videoconferência, salas de aula e laboratório para elaboração de cursos de educação a distância. Também vai sediar o Núcleo Central da Comunidade Virtual do Poder Legislativo e a gerência da rede de computadores que vai conectar as assembléias.
Para marcar a inauguração da sede, serão lançados ainda dois cursos virtuais: O Papel do Vereador e Educação a Distância na Interlegis. A adesão ao programa - orçado em US$ 50 milhões, com participação do Banco Interamericano de Desenvovimento - deve ser feita por meio de cadastramento da Casa legislativa e/ou de seus parlamentares junto ao Prodasen, que é o órgão executor do programa. O formulário pode ser impresso a partir da página do Interlegis na Internet (www.interlegis.gov.br).
12/02/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
ACM inaugura sede da Interlegis e destaca seu papel para consolidar cidadania e democracia
PROGRAMA INTERLEGIS É DESTACADO NO SEMINÁRIO SOBRE O SENADO
Senado renova convênio com o BID para Programa Interlegis II
Zambiasi inaugura sistema Interlegis
Embrapa Agroenergia inaugura sede em Brasília
Polícia Federal inaugura nova sede em Roraima