ACM Júnior diz que Bahia perde por não ter infraestrutura
O senador Antonio Carlos Júnior (DEM-BA) afirmou, em discurso proferido nesta terça-feira (23), que a Bahia deixou de ser a sexta economia estadual do país por falta de investimentos em infraestrutura. A sexta posição é atualmente ocupada por Santa Catarina.
De acordo com o senador, a Bahia tem atraído menos investimentos em decorrência de desvantagens em sua infraestrutura. Principalmente em relação aos serviços portuários, que classificou como "extremamente precários". O senador disse ainda que o porto de Salvador é considerado o pior do Brasil.
O senador informou que a economia do estado continua a ser líder na região Nordeste, fruto de conquistas obtidas nos últimos quarenta anos. Até o início dos anos 70, afirmou Antonio Carlos Júnior, a Bahia era um estado absolutamente agrícola. O cacau representava 65% da arrecadação de ICMS em 1971 (hoje não chega a 5%), informou. A indústria do turismo também era incipiente. Mas o desenvolvimento veio com a implantação da indústria petroquímica e, posteriormente, com a indústria automobilística, de papel e celulose e do turismo.
Mas, nos últimos quatro anos, a Bahia deixou de captar projetos de investimentos de grande importância, devido à menor atratividade causada pela falta de logística, afirmou Antonio Carlos Junior. Ele disse que Pernambuco e Ceará crescem mais do que a Bahia, porque seus governadores se empenharam na busca de investimentos em infraestrutura. As exportações baianas, informou o senador, são feitas hoje pelos portos de Suape, no Recife, e de Pecém, no Ceará - o que, para ele, "é inadmissível".
- É preciso que o governador do estado use o seu prestígio para junto ao governo federal, que eu suponho que ele tenha, para poder conquistar posições para o estado da Bahia. Isso é fundamental porque nós não podemos perder mais espaço - afirmou o senador, para quem o governador Jacques Wagner (PT) "precisa mudar de atitude, precisar partir para uma efetiva atuação, buscando fazer com que a Bahia retome o caminho que sempre, nos últimos anos, vinha tendo na economia brasileira".
23/11/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
César Borges aponta problemas de infraestrutura na Bahia
Ministro do Esporte e parlamentares discutem infraestrutura esportiva da Bahia
César Borges reclama da falta de investimentos em infraestrutura na Bahia
César Borges pede investimentos em infraestrutura no sudoeste da Bahia
Antonio Carlos Junior pede investimentos em infraestrutura
ACM Júnior denuncia crescimento da dengue na Bahia