Antonio Carlos Junior pede investimentos em infraestrutura



O senador Antonio Carlos Junior (DEM-BA) disse que o governo precisa conter os gastos correntes e de custeio para investir em infraestrutura. Ele chamou a atenção para entrevista do presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, publicada no último domingo no jornal Estado de S. Paulo, na qual este prega a contenção dos gastos públicos para manter o crescimento.

Para o parlamentar, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva vai na contramão do que foi defendido pelo presidente do BNDES. A falta de investimentos em infraestrutura, enfatizou, vai travar os investimentos da iniciativa privada e, consequentemente, o crescimento do País.

Antonio Carlos Junior afirmou que o Brasil precisa gastar 25% do Produto Interno Bruto (PIB) para poder alavancar novos investimentos privados e crescer a taxas mais elevadas. No entanto, essa taxa está hoje em 18%.

No mesmo pronunciamento, o senador assinalou a queda da arrecadação do estado da Bahia, que chega a R$ 700 milhões nos últimos 12 meses. O parlamentar disse que o governo de Jacques Wagner é incapaz de atrair investimentos para o estado, cuja infraestrutura é ruim. Afirmou que a Secretaria da Fazenda baiana "foi aparelhada para objetivos políticos", causando a queda na eficiência de arrecadação. O senador felicitou ainda o jornal Tribuna da Bahia, de Salvador, pelos seus 40 anos de existência.



28/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Antonio Carlos Júnior defende ampliação dos recursos para investimentos

Antonio Carlos Junior: orçamento não confirma discurso do governo de mais investimentos

Antonio Carlos Júnior pede rejeição de projeto que flexibiliza Lei de Responsabilidade Fiscal

Antonio Carlos Junior pede empenho de governador da Bahia para evitar fuga de empresas

Antonio Carlos Junior pede explicações sobre financiamento pela Petrobras de ONGs ligadas ao PT

Antonio Carlos Júnior diz que ACM foi injustiçado