ACM SUGERE COMISSÃO PARA PREPARAR COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO DE JK
- A memória de Juscelino tem que ficar sempre acesa. Com ele, pode-se dizer aquilo que João Mangabeira disse de Rui Barbosa: "Salve o sol, e o sol de Juscelino continua a iluminar o país", acrescentou o senador. Ele lembrou que nesta terça-feira se comemorava o 98° aniversário de nascimento do ex-presidente da República.
O senador Antônio Carlos Magalhães destacou a importância do papel político desempenhado por Márcia Kubitschek, que além de deputada foi também vice-governadora do Distrito Federal, e lembrou convite "extremamente honroso" que recebeu para participar de um almoço simples de família em comemoração ao aniversário de 18 anos de Márcia, no Palácio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro.
Antônio Carlos Magalhães recordou seus laços de amizade com o ex-presidente da República, com o qual chegou a trocar correspondência intensa durante anos, desde os tempos em que foi prefeito e governador da Bahia, dizendo que muitas vezes tem vontade de publicar essas cartas e que talvez um dia o faça.
Juscelino, disse o presidente do Senado, sofreu injustiças, "mas era um homem por inteiro, um homem sem ódio, sem ressentimentos, que realizava sem fazer demagogia". - Ele realmente governou esse país 50 anos em apenas 5, e foi o único homem que conseguiu essa proeza na história da República - salientou.
Antônio Carlos relembrou ainda de fatos políticos vividos ao lado do ex-presidente da República, sobretudo as articulações, à época, em torno do parlamentarismo, e o fato de Juscelino tê-lo defendido de críticas, logo após sua nomeação para a presidência da Eletrobrás, 48 horas antes do acidente que o vitimou.
O senador Antônio Carlos Magalhães apontou a presença no plenário de vários amigos da ex-deputada Márcia Kubitschek e colaboradores do ex-presidente da República, tais como Olavo Drumond, Afonso Heliodoro, Vera Brandt, Aloiso Napoleão e Carlos Murilo, e, ao concluir seu pronunciamento, disse ter atendido a um pedido das filhas de Juscelino, Márcia e Maristela - esta última presente à sessão - ao promover o relançamento do livro Por que construí Brasília, de autoria de Juscelino Kubitschek.
12/09/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Instalada a comissão que preparará comemorações do centenário de nascimento de JK
Instituto Butantan abre comemorações do seu centenário
Alckmin participa das comemorações pelo centenário do Santos
Alckmin participa de comemorações do centenário do Instituto Butantan
ARRUDA: HOMENAGEM A MÁRCIA DÁ INÍCIO ÀS COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO DE JK
Exposição de maquetes de templos e palácios marca comemorações do centenário